PGJ Márcio Roberto recebe visita de cortesia do presidente do Tribunal de Contas, Otávio Lessa
O encontro, que ocorreu no prédio-sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), em Maceió
O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, recebeu, no final da manhã desta sexta-feira (26), o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas (TCAL), Otávio Lessa. Durante a visita de cortesia, as autoridades conversaram a respeito do trabalho das duas instituições na proteção do patrimônio público.
O encontro, que ocorreu no prédio-sede do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL), em Maceió, foi uma solicitação da presidência reeleita do TCAL. “Ficamos honrados com essa visita porque tanto o Ministério Público quanto o Tribunal de Contas são instituições que têm um papel muito importante, que é o de fiscalizar o interesse público, conduzindo esse trabalho sempre com isenção e profissionalismo. Então, estarmos alinhados na defesa desses interesses e do bem comum e na proteção ao patrimônio público é um caminho fundamental para o cumprimento da lei”, afirmou Márcio Roberto Tenório de Albuquerque.
“A Constituição de 1988 nos deu a atribuição de salvaguardar a observância das leis, inclusive fiscais, então, quando os órgãos com essa atribuição se aliam com esse mesmo propósito, de acompanhar, orientar e fiscalizar a moralidade pública e, nos casos necessários, buscar a responsabilização a quem de direito, temos um patrimônio público menor preservado”, ressaltou o chefe do MPAL.
Na ocasião, as duas autoridades compartilharam iniciativas bem-sucedidas de suas instituições e discutiram atuações em conjunto visando o acompanhamento e fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos e entidades públicas do estado de Alagoas quanto à legalidade, legitimidade e economicidade. “Queremos aproximar as instituições ainda mais, uma vez que estamos imbuídos do mesmo foco, que é trabalhar por Alagoas. Compartilhando conhecimento, acertos e dificuldades fica mais fácil agirmos. O procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto, tem sido um grande parceiro e nossa intenção é seguir com essa parceria”, disse Otávio Lessa.
O TCAL
Eleito com cinco votos em dezembro último, o conselheiro Otávio Lessa reassumiu a chefia do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas para o biênio 2021-2022. Para a vice-presidência da Corte, o conselheiro Fernando Toledo também recebeu cinco votos. O novo corpo diretivo foi escolhido em sessão especial, realizada em 15 de dezembro passado, numa processo que seguiu todos as normas sanitárias determinadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).