Em Arapiraca, quem se recusa a receber a vacina contra Covid-19 precisa assinar termo de responsabilidade
É sempre importante lembrar que vacinação é um compromisso coletivo de Saúde Pública, um verdadeiro pacto social de erradicação de doenças.
A vacinação do grupo prioritário contra a Covid-19 segue acontecendo em Arapiraca, sem filas e aglomerações. Mais de 5 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina e boa parte dessas também já recebeu a segunda dose, garantindo a imunização integral contra a doença provocada pelo coronavírus.
Em Arapiraca, aqueles que estiverem inseridos nos grupos prioritários de vacinação e se recusarem a receber a vacina contra a Covid precisarão assinar um termo de responsabilidade.
“Nossas equipes volantes estão realizando a vacinação na zona rural e também na casa dos idosos acamados. Alguns familiares não se sentem seguros e acabam rejeitando o imunizante”, lamentou a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis de Arapiraca, a enfermeira Mônica Suzy.
De acordo com a profissional de Saúde, nesses casos as equipes são orientadas a solicitar que o idoso ou o seu responsável legal assine um termo de responsabilidade. “A dose rejeitada será redirecionada para outra pessoa que também faça parte do grupo prioritário”, explicou Mônica Suzy.
É sempre importante lembrar que vacinação é um compromisso coletivo de Saúde Pública, um verdadeiro pacto social de erradicação de doenças.

De acordo com a coordenadora de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, a assistente social Ana Lúcia, dentre os fatores mais importantes de incentivo à vacinação, não só as da Covid-19, está a capacidade de imunizar pessoas de todas as idades de doenças com alto poder infeccioso, sejam causadas por bactérias ou vírus.
“Doenças como coqueluche, sarampo hepatite, meningite, influenza e difteria são exemplos da importância da vacinação, pois, hoje em dia, graças a imunização em massa, infecções que antes eram verdadeiras epidemias são raras de serem vistas”, disse a profissional. “Ultimamente, com a baixa cobertura vacinal, provocada pelo crescimento do negacionismo, algumas doenças já controladas estão ressurgindo, como é o caso do sarampo, que tem causado preocupação a todos os especialistas”, continuou a coordenadora de Epidemiologia.
Sobre as vacinas utilizadas em Arapiraca contra a Covid-19, que são a Coronavc/Butantã e a AstraZeneca/Oxford, a profissional ratificou que todos os estudos apontam que os imunizantes são seguros.
“Uma vacina só é disponibilizada à população após análise minuciosa sobre sua segurança sanitária. Então, não há com o que se preocupar, pois, até o momento, ninguém que recebeu os imunizantes sofreu algum efeito colateral grave”, ratificou Ana Lúcia.
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias cobra aplicação de lei que multa uso de maconha em espaços públicos de Maceió
Polícia investiga duplo homicídio cometido por bando encapuzado em Maceió
Prefeitura de Girau do Ponciano divulga datas de pagamento para famílias agricultoras
Renan Filho reafirma pré-candidatura ao Governo de AL durante agenda em Junqueiro
Prefeitura de Major Izidoro fortalece agricultura familiar com entrega de sementes
Governo de Alagoas inaugura obra que liga Junqueiro à BR-101
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
