Alagoas regride à fase amarela do plano de distanciamento social controlado
Informação foi divulgada pelo governador Renan Filho durante live nesta quinta-feira (04)

Alagoas retornará à fase amarela do plano de distanciamento social controlado, que é a de risco moderado. Antes, era a azul, de risco moderado baixo. A informação foi divulgada pelo governador Renan Filho (MDB), durante transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira (04). O estado vai regredir à esta etapa a partir dessa sexta-feira (05) e ficará até o dia 11 de março, próxima quinta.
Participaram da live o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres; do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques; e do Gabinete Civil, Fábio Farias. Também esteve presente o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito de Cacimbinhas Hugo Wanderley (MDB). A AMA demonstrou apoio, de maneira unânime, ao posicionamento do Governo do Estado.
Com isso, os setores da economia só poderão funcionar com 50% da capacidade e terão o horário de funcionamento reduzido. Depois do dia 11, será feita um balanço sobre o avanço da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no estado, para avaliar quais as novas medidas que vão ser tomadas.
Todos os tipos de eventos estão suspensos, privados, comerciais e pessoais, boates, casas de festas e similares. As academias irão operar com metade da capacidade total; os shoppings vão abrir das 11h às 21h; o Centro de Maceió das 9h às 17h; lojas de rua das 10h às 19h de segunda a sábado; e bares e restaurantes até às 23h no máximo.
Os transportes intermunicipal e turístico também irão operar com 50% do total, porém, templos, igrejas e demais instituições religiosas podem funcionar com 60%.
Apenas cirurgias eletivas estão suspensas por 15 dias, com exceção as de câncer e problemas cardiovasculares.
“É a primeira vez que somos obrigados a discutir o comportamento da pandemia para mudar de fase. Vamos abrir todos os leitos que o estado puder, a meta é chegar a 1.500. Mas é fundamental que as pessoas entendam que, numa pandemia, a doença é coletiva”, ressaltou Renan.
O governador também informou que Alagoas é o terceiro estado no Brasil com o menor número de mortes por 100 mil habitantes, porém, ele pontuou que não existe o que comemorar em razão das mais de 3 mil vítimas da doença. “Estamos trabalhando duro para dar a oportunidade de imunização a todos”.
“Hoje, Alagoas é referência no Brasil com nossos resultados, mas não vamos conseguir continuar desse jeito sem ajuda da população”, suplicou o secretário Alexandre Ayres.
Fiscalização
O governador Renan Filho afirmou que a fiscalização vai ser intensificada neste período e que o secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, vai trabalhar em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias e as Guardas Municipais dos municípios.
Em relação à Maceió, Renan disse que, após a reunião com a prefeitura, foi definido que o valor da multa vai aumentar e que o estado vai disponibilizar a Polícia Militar para auxiliar neste ponto.
Últimas notícias

Polícia Civil apreende jovem suspeito de envolvimento em homicídio na Pajuçara

Polícia Civil cumpre mandado por falsificação de documento em Maceió

Prefeitos e prefeitas alagoanos aderem ao Alagoas Lilás

Polícia Civil prende suspeito de ocultar corpo de jovem desaparecida com bebê

Corpo encontrado pode ser de jovem desaparecida; buscas continuam pela bebê

Arthur Lira libera R$ 11 milhões para agricultura familiar em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
