Saúde

Nova Base Descentralizada do Samu é inaugurada no Hospital Metropolitano de AL

Abertura da nova unidade vai agilizar o atendimento das ocorrências na parte alta de Maceió

Por Agência Alagoas 08/03/2021 17h05
Nova Base Descentralizada do Samu é inaugurada no Hospital Metropolitano de AL
Nova Base Descentralizada do Samu é inaugurada no Hospital Metropolitano de AL - Foto: Agência Alagoas

Mais um equipamento de saúde foi entregue à sociedade alagoana nesta segunda-feira (8) pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Localizada no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), no bairro Cidade Universitária, em Maceió, a nova Base Descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai ajudar a diminuir o tempo resposta dos chamados feitos pela população.

Profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas trabalham na nova Base Descentralizada do Samu Alagoas no HMA. O espaço conta, ainda, com uma Unidade de Suporte Avançado (USA), popularmente conhecida como UTI Móvel, e uma Unidade de Suporte Básico (USB) para os atendimentos das ocorrências.

A supervisora geral do Samu Alagoas, Josileide Costa, destaca o empenho do Governo de Alagoas de ampliar a Rede de Saúde Pública em todo o Estado, com o objetivo de garantir um atendimento digno e de qualidade a toda população. “É muito gratificante ver o empenho e o trabalho do Governo do Estado para ampliar a rede de cuidado ao alagoano. Com o funcionamento de mais uma estratégica Base Descentralizada do Samu, conseguiremos atender toda a população da parte alta de Maceió, como também da Região Metropolitana, chegando mais rápido ao local da ocorrência e, desse modo, salvando mais vidas”, afirmou.

O Samu Alagoas pode ser acionado através do número 192. O canal de atendimento à população funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência atende vítimas de acidentes de trânsito, quedas da própria altura, ferimentos por arma branca e por arma de fogo, afogamentos, queimaduras, casos obstétricos, atendimento psiquiátrico, casos clínicos como suspeitas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e suspeitas de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), além de pacientes com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19.