Centro de Diagnóstico por Imagem da Uncisal dobra oferta de mamografias
Serviço ofertado terá atenção dobrada durante o mês da mulher, mas segue disponível o ano inteiro

O mês em que se comemora o “Dia Internacional da Mulher” marca uma importante conquista para o Centro de Diagnóstico por Imagem (Cedim) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Graças à aquisição de mais um mamógrafo, o Cedim dobra sua capacidade de oferta de exames e vai beneficiar, diariamente, oitenta pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), com a realização de mamografias.
Além de ofertar mamografias, a Uncisal disponibilizará às pacientes do SUS a possibilidade de realização de ultrassonografias e de punções. Há ainda a expectativa de que, ao fim do mês de março, as pacientes também possam realizar exames de biópsia, tudo gratuitamente, agilizando o início de tratamentos de doenças graves, como o câncer de mama, por exemplo.
Os exames estarão disponíveis para pacientes dos 102 municípios, por meio dos sistemas das secretarias municipais de saúde. No caso de Maceió, as vagas são disponibilizadas pelo CORA, que é o Complexo Regulador Assistencial de Maceió. No entanto, nos próximos dias, será divulgado um número no aplicativo Whatsapp para que as pacientes possam realizar marcações diretas ou tirar dúvidas sobre os procedimentos.
De acordo com Kátia Born Ribeiro, gestora do Centro de Diagnóstico por Imagem da Uncisal, a expectativa é que o volume de exames se mantenha após o mês de março. “Nós vamos ampliar o serviço no Dia Internacional da Mulher, pela simbologia que tem a data, mas ele seguirá ao longo do ano. Nossa ideia é ofertar uma variedade cada vez maior de exames e seguir atendendo a população dos 102 municípios”, frisou.
O reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, lembrou que desde que o Cedim foi reaberto, em 2019, a universidade vem desenvolvendo campanhas voltadas para a saúde da população em geral. “No mês de outubro, realizamos o Outubro Rosa, para prevenção do câncer de mama. Em novembro, o Novembro Azul, para prevenção do câncer de próstata. Seguimos firmes, cumprindo nosso propósito. O Cedim estava fechado há 11 anos e sua reabertura foi uma grande conquista”, finalizou o gestor da universidade.
Veja também
Últimas notícias

Após Justiça mandar vítima voltar ao apartamento de João Neto, advogadas batem boca na porta de prédio

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
