Brasil

Homem grita de dor enquanto aguarda atendimento em UPA do Recife

Caso ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento dos Torrões, na Zona Oeste, nesta segunda

Por G1 PE 09/03/2021 10h10 - Atualizado em 09/03/2021 10h10
Homem grita de dor enquanto aguarda atendimento em UPA do Recife
Homem grita de dor enquanto aguarda sem atendido em Recife - Foto: Reprodução/whatsapp

Acompanhantes de doentes registraram, nesta segunda (8), o momento em que um homem gritava de dor, caído no chão, na frente da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) dos Torrões, na Zona Oeste do Recife, enquanto aguardava atendimento. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou o caso.

Pacientes e acompanhantes denunciaram que, nesta unidade, havia superlotação e demora para o atendimento médico, nesta segunda.

Nas imagens enviadas pelos acompanhantes dos pacientes, é possível ver o homem deitado no chão, na frente da entrada da UPA dos Torrões. Sofrendo com dores, ele chorava e era amparado por uma pessoa.

Quem filmou a situação foi a cuidadora Gicelane Ferreira Esteves, que estava no local acompanhando outro paciente, identificado como Paulo Roberto da Silva.

"Ele [o homem] estava com muitas dores abdominais e falta de paladar. Ele gritava muito, muito mesmo. Dentro da UPA, havia uma aglomeração de pessoas. Muita gente no mesmo local. Pacientes com Covid-19 no mesmo espaço que pessoas que foram lá por outros motivos", afirmou.

Gicelane também tem enfrentado problemas na UPA dos Torrões. Ela disse que o paciente que acompanha, Paulo Roberto da Silva, sofreu dois acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e foi à UPA no domingo (7), com problemas neurológicos.

Por volta das 18h desta segunda, ele ainda aguardava uma ambulância para transferência de hospital. "Eles disseram que não tem ambulância para levar ele para o Hospital Pelópidas Silveira [no Curado, também na Zona Oeste]. Estou esperando desde as 14h do domingo. Já fez mais de 24 horas. Ele está na emergência, junto com pessoas que têm Covid", afirmou.

Resposta

Sobre o homem filmado no chão, em frente à UPA, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que o paciente, "ao entrar na UPA, recebeu a orientação para aguardar a classificação de risco, que é feita com brevidade, contudo, não quis esperar".

Sobre o paciente com problemas neurológicos, a direção da UPA disse que ele "está recebendo a devida assistência na unidade" e que ele, que não é suspeito para a Covid-19 "está em área sem nenhum outro paciente com quadro sugestivo para doença".

"Ratifica-se que o serviço possui local específico para o atendimento de pessoas suspeitas ou confirmadas do novo coronavírus e que esse espaço é separado dos demais pacientes", afirmou a SES, em nota.

A direção informou, também, que o paciente "vem sendo monitorado pela equipe multiprofissional da UPA e que está atuando para fazer a transferência para outra unidade, levando em consideração o estado de saúde e as necessidades do paciente".

Por fim, a SES afirmou que "o serviço está funcionando normalmente e não nega atendimento. A UPA está com as equipes multiprofissionais realizando a assistência de acordo com a gravidade de cada caso e sempre dando prioridade aos mais graves e com risco de morte".