Saúde promove formações com profissionais dos Núcleos de Atividades Físicas
As capacitações ocorreram de forma presencial e online e discutiram a importância da água para alimentação saudável e atividades físicas
A Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, ao longo do mês de março, diversas capacitações para os profissionais dos Núcleos de Atividade Física (NAFs). O intuito dos encontros, presenciais e remotos, é discutir a importância da água nas vertentes da sustentabilidade, alimentação e atividade física. As ações são alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 deste mês.
De acordo com Kelly Barros, nutricionista da GPES e uma das responsáveis do evento, esses encontros servem como instrumentos para estreitar os vínculos com os profissionais dos NAFs. “Dessa forma, promovemos o fortalecimento da atuação multiprofissional, auxiliando-os a conhecerem e refletirem sobre as melhores metodologias para a execução de ações com os usuários”, destaca. Ao todo, serão 12 educadores físicos trabalhando a temática da água com a população durante todo o mês de março.
A primeira reunião ocorreu presencialmente no Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na ocasião, foram discutidos assuntos como as nascentes de Alagoas, a oferta de água, a potabilidade e características da água. O encontro contou com a parceria dos professores da Ufal Ana Paula Lopes e Gabriel Le Campion, e do técnico da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), Robert Germano.
Já a segunda formação teve como facilitadoras as profissionais da GPES Kelly Barros e Elisabel Tavares e as estagiárias Liliane Granjeiro e Rafaelly Alves. Foi discutida a importância da água para o funcionamento do corpo humano, a hidratação e sua relação com a atividade física e alimentação. Outro tema foi o uso sustentável da água versus práticas/hábitos alimentares.
Giselma Alcântara, Educadora Física participante, afirma ser importante a abordagem do tema com os usuários para que eles se sintam envolvidos nas ações. “Fazer com que eles se sintam empoderados e parte das ações facilita o aprendizado. Pensando nisso, elaboramos diversas formas de incluí-los, uma de nossas estratégias de maior engajamento é a produção de cordéis”, exemplifica.
Os NAFs participantes abrangem os bairros do Vergel, Feitosa, Osman Loureiro, Canaã, Santo Amaro, Jacintinho, Eustáquio Gomes, Salvador Lyra, Fernão Velho, Pitanguinha, Guaxuma, Rio Novo e Graciliano Ramos.