Saúde promove formações com profissionais dos Núcleos de Atividades Físicas
As capacitações ocorreram de forma presencial e online e discutiram a importância da água para alimentação saudável e atividades físicas

A Gerência de Promoção e Educação em Saúde (GPES) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove, ao longo do mês de março, diversas capacitações para os profissionais dos Núcleos de Atividade Física (NAFs). O intuito dos encontros, presenciais e remotos, é discutir a importância da água nas vertentes da sustentabilidade, alimentação e atividade física. As ações são alusivas ao Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 deste mês.
De acordo com Kelly Barros, nutricionista da GPES e uma das responsáveis do evento, esses encontros servem como instrumentos para estreitar os vínculos com os profissionais dos NAFs. “Dessa forma, promovemos o fortalecimento da atuação multiprofissional, auxiliando-os a conhecerem e refletirem sobre as melhores metodologias para a execução de ações com os usuários”, destaca. Ao todo, serão 12 educadores físicos trabalhando a temática da água com a população durante todo o mês de março.
A primeira reunião ocorreu presencialmente no Museu de História Natural da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Na ocasião, foram discutidos assuntos como as nascentes de Alagoas, a oferta de água, a potabilidade e características da água. O encontro contou com a parceria dos professores da Ufal Ana Paula Lopes e Gabriel Le Campion, e do técnico da Vigilância Sanitária de Maceió (Visa), Robert Germano.
Já a segunda formação teve como facilitadoras as profissionais da GPES Kelly Barros e Elisabel Tavares e as estagiárias Liliane Granjeiro e Rafaelly Alves. Foi discutida a importância da água para o funcionamento do corpo humano, a hidratação e sua relação com a atividade física e alimentação. Outro tema foi o uso sustentável da água versus práticas/hábitos alimentares.
Giselma Alcântara, Educadora Física participante, afirma ser importante a abordagem do tema com os usuários para que eles se sintam envolvidos nas ações. “Fazer com que eles se sintam empoderados e parte das ações facilita o aprendizado. Pensando nisso, elaboramos diversas formas de incluí-los, uma de nossas estratégias de maior engajamento é a produção de cordéis”, exemplifica.
Os NAFs participantes abrangem os bairros do Vergel, Feitosa, Osman Loureiro, Canaã, Santo Amaro, Jacintinho, Eustáquio Gomes, Salvador Lyra, Fernão Velho, Pitanguinha, Guaxuma, Rio Novo e Graciliano Ramos.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
