Covid -19

“Medicamento aprovado pela Anvisa é de alto custo e de uso exclusivo para hospitais”, diz CRF-AL

O medicamento também havia sido testado em outras patologias, mas sem muito resultado

Por 7Segundos com CRF-AL 12/03/2021 17h05
“Medicamento aprovado pela Anvisa é de alto custo e de uso exclusivo para hospitais”, diz CRF-AL
farmácias não terão o medicamento disponível para venda - Foto: Reprodução

O presidente do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL), Robert Nicácio, declarou que o antiviral Remdesivir, aprovado na manhã desta sexta-feira (12) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), será de uso exclusivo para hospitais.

“As farmácias não terão este medicamento disponível para venda por dois motivos: ele é de administração hospitalar e o custo é muito alto”, informou Nicácio.

A recomendação é que ele seja administrado em adultos e adolescentes com idade igual ou superior a 12 anos e com peso corporal de, pelo menos, 40 kg e em paralelo, deve ser usado oxigênio de baixo ou alto fluxo, ou outra ventilação não invasiva no início do tratamento.

Robert também comentou que este medicamento já foi testado em outras patologias, como por exemplo, o Ébola e os resultados não foram satisfatórios. “Ele é uma novidade no mercado brasileiro, como os custos para a fabricação de um novo medicamento é muito alto, as farmacêuticas estão aplicando testes nos produtos já existentes”, explicou.

O presidente da CRF-AL orientou que a população continuasse seguindo todas as recomendações de saúde: como uso de máscara, álcool gel, lavagem das mãos e distanciamento social. “E aos grupos que estão contemplados com a vacina, não deixem de tomar porque ela é quem vai proteger a sua saúde”, pontuou.