Apenas quatro das 102 cidades alagoanas tem estoque de máscara PFF2
Modelo é considerado o mais eficaz e tem sido procurado em todo país

As máscaras de pano com apenas uma camada de tecido têm sido consideradas ultrapassadas na proteção contra a Covid-19. Agora, na segunda onda da doença no país, a procura por máscaras PFF2 / N95, modelo mais recomendado por especialistas, tem disparado no mercado.
Pensando nisso, o site “PFF para todos” foi criado, sem fins lucrativos. A página cataloga, por estado, os estabelecimentos com estoque e seus respectivos endereços e contatos.
Na área destinada ao estado de Alagoas, o 7Segundos encontrou apenas quatro cidades em que o tipo máscara em questão está sendo comercializado em estabelecimentos físicos. São elas: Maceió, Arapiraca, Olivença e Santana do Ipanema.
Vale lembrar que as máscaras N95 e PFF2 — que são do mesmo tipo, apenas há uma mudança de nomenclatura entre os países — também podem ser compradas pela internet.
No entanto, é preciso tomar cuidado para não confundir com o modelo KN95, fabricado na China. No ano passado, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou uma lista com vários modelos KN95, que não tinham a eficiência mínima de 95% de filtragem de partículas.
Para evitar falsificações, é importante verificar se há o selo do Inmetro e o registro na Anvisa.
Em entrevista à CNN, a epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel, disse que a alta demanda é válida e deveria ser estimulada para proteger a população.
"É importante estimular o uso porque essa máscara é muito eficiente e protege, inclusive, contra as novas variantes. A recomendação é de que todos deveriam usar.”
Modelo reutilizável
Os preços da PFF2/N95 variam de R$ 2,00 a até as de modelos mais caros e confortáveis que podem chegar a passar de R$ 30.
Diferente das máscaras cirúrgicas, por causa do contexto de pandemia, a máscara PFF2/N95 tem sido reutilizada. Porém, é preciso deixar a máscara em um local arejado por pelo menos cinco dias até ser usada novamente. O modelo não pode ser lavado ou limpado com álcool. O ideal é ter uma para cada dia da semana e só reutilizar na semana seguinte.
Também é importante observar se, ao longo tempo, a máscara começou a apresentar manchas, rasuras e ou não ficar bem encaixada no rosto. Além disso, recomenda-se descarta-la em contatos prologados com pessoas infectadas, ou após três meses.
Últimas notícias

Treinamento com cães da PM leva à apreensão de drogas e munições em Arapiraca

Mais de cinco mil estudantes participam da primeira fase da Olimpíada Alagoana de Matemática

Secretaria do Trabalho divulga 2.517 vagas de emprego disponíveis esta semana no Sine Alagoas

Gasolina recua no início de agosto após nova proporção de etanol (E30) entrar em vigor

Fotógrafo da Globo é preso por tentativa de assassinato em frente à emissora

FPI do São Francisco visita Pau Ferro, a mais nova comunidade quilombola certificada em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
