Covid -19

Alagoas continua na fase vermelha pelos próximos 14 dias

Renovação do decreto começa a valer a partir da meia-noite de quarta-feira (31); sexta-feira da Paixão seguirá mesmas regras do final de semana

Por 7Segundos 30/03/2021 17h05 - Atualizado em 30/03/2021 17h05
Alagoas continua na fase vermelha pelos próximos 14 dias
Alagoas permanece na fase vermelha pelos próximos 14 dias - Foto: Reprodução / Facebook

Alagoas permanece na fase vermelha do plano de distanciamento social controlado pelos próximos 14 dias. O anúncio foi feito durante transmissão ao vivo nesta terça-feira (30). Mas, segundo divulgou o governador Renan Filho (MDB), o decreto será reavaliado na segunda-feira depois da Semana Santa, dia 5 de abril.

O governador também disse que a sexta-feira da Paixão seguirá as mesmas regras do final de semana nesta etapa do plano. Depois do manifesto das enitades do setor produtivo, o líder do executivo municipal propôs a reavaliação do decreto, uma vez que, por já ser terça e sexta ser feriado, restam apenas dois dias úteis, portanto, a decisão sobre a mudança será tomada após a análise dos números da doença neste período.

“Nós estamos sentindo, de uma maneira geral, uma estabilização no estado, mas as pessoas precisam colaborar. Vamos ter um período delicado, que é a Semana Santa, no qual as pessoas costumam aglomerar. Peço que, se puderem, não façam isso, é algo que ajuda a propagar o vírus”, suplicou Renan.

Renan também ressaltou que a missão principal do estado é avançar com a vacinação. “Nos próximos dias, vamos ampliar a distribuição das vacinas, vamos receber do Instituto Butantan e do Governo Federal, para começarmos a vacinar a partir dos 63 anos. Alagoas, hoje, é o quarto estado que mais usa as vacinas que recebeu. Nosso objetivo é ser o primeiro”.

Relembre quais são as medidas da fase vermelha:

Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos congêneres: essa categoria só poderá funcionar na modalidade delivery e “pegue & leve” em todo o território de Alagoas. O sistema "pegue & leve" deverá cumprir, ainda, a determinação da restrição de circulação de pessoas no período de 21h às 05h. Os estabelecimentos desse tipo localizados no interior de hotéis, pousadas e similares poderão funcionar atendendo exclusivamente hóspedes. 

Praias, rios e orlas: outras medidas restritivas que atingem a atividade turística são a proibição do acesso a praias, rios e orlas aos sábados e domingos – inclusive os calçadões para qualquer tipo de atividade – e a suspensão do transporte intermunicipal e turístico.

    Comércio: no segmento de comércio, lojas localizadas no bairro do Centro funcionarão das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, vedado o funcionamento no sábado, domingo e segunda-feira. Lojas de rua e galerias funcionarão das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira, vedado o funcionamento no sábado, domingo e segunda-feira. Shopping centers funcionarão das 11h às 20h, com funcionamento proibido aos sábados, domingos e terças-feira.

    Atividade física: academias, clubes e centros de ginásticas poderão funcionar com 30% (trinta por cento) de sua capacidade, somente de segunda a sexta-feira, e sob agendamento de horário, sendo vedada a entrada de pessoas acima de 60 anos e pessoas que possuam comorbidades.

    Salões de beleza: barbearias e salões de beleza funcionarão com 50% de sua capacidade e agendamento de horário, vedado o seu funcionamento aos sábados e domingos. Não poderá haver filas de espera no local.