[Vídeo] Funcionários do Hospital Sanatório protestam pelo segundo dia seguido
Trabalhadores estão com salários, férias e vale-transporte atrasados
Funcionários do Hospital Sanatório, localizado no bairro do Pinheiro, em Maceió, protestam pelo segundo dia consecutivo, nesta terça-feira (20), contra o atraso no pagamento dos salários, além da ausência de cumprimento de outros direitos trabalhistas, como férias e vale-transporte.
O ato acontece em frente à unidade de saúde, na Rua Professor José da Silveira Camerino e reúne funcionários da enfermagem e de outros setores do hospital. O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Alagoas (Sateal) afirma há previsão de pagamento para parte dos funcionários ainda hoje, o que pode mudar o rumo da mobilização.
Uma decisão do Tribunal de Regional do Trabalho (TRT), proferida na noite de ontem (19), determinou o retorno imediato ao trabalho dos auxiliares e técnicos de enfermagem do Hospital Sanatório, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. A categoria afirma que não foi notificada oficialmente.
Para o presidente do TRT-AL, desembargador Marcelo Vieira, a paralisação de funcionários indispensáveis à operação hospitalar, que já dispensa comentários acerca de sua gravidade, ganha ainda mais importância quando se trata de unidade que realiza hemodiálise, além de manter pacientes em UTIs e ter internados acometidos por Covid-19.
“Nesse contexto, a ponderação entre o direito à vida e o direito à greve se resolve, sem dúvida, em favor do primeiro, até porque a inobservância dos requisitos legais, como acima referido, implica a abusividade do movimento”, justificou o desembargador.
Veja vídeo: