Funcionários da Caixa em Alagoas entram em greve a partir desta terça (27)
Movimento se estende por todo o país e será de 24 horas
Funcionários da Caixa em Alagoas vão entrar em greve a partir desta terça-feira (27). O movimento se estende por todo o país e irá durar 24 horas. Durante este período, ficará suspensa toda a operação das agências, além dos funcionários em home office, que também estão sendo orientados a paralisar atividades ao longo do dia.
A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Bancários. A entidade afirma que as operações feitas pela internet vão continuar funcionando, de forma reduzida, para atender os beneficiários do auxílio emergencial e de outros serviços.
O sindicato reivindica o cancelamento da abertura de capital da Caixa Seguridade, que está marcada para a próxima quinta-feira (29). “Pedimos desculpas à população, no entanto, é melhor um dia não funcionando do que não funcionando sempre”, disse Dionísio Reis, diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e funcionário da Caixa.
Os trabalhadores protocolaram uma denúncia na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no último dia 20, apontando irregularidades na operação que prevê a venda de 15% das ações de um dos braços do banco estatal.
Sindicato alagoano não aconselha greve
Por conta da baixa adesão da categoria na assembleia em Alagoas, o Sindicato dos Bancários no estado não orienta a paralisação. O presidente, Márcio dos Anjos, explicou que, mesmo com a recomendação, as agências têm autonomia para aderir ou não ao movimento.
Contratações e vacinas
Além das questões citadas anteriormente, o sindicato também reivindica a urgente contratação dos funcionários que passaram em concurso público promovido pelo banco em 2014 e que não foram chamados pela empresa.
“No país inteiro, mais de 120 milhões de pessoas utilizaram a Caixa durante a pandemia para acessar o FGTS, o Bolsa Família e o auxílio emergencial. Falta empregados e o banco está recorrendo à Justiça para não contratar mais”, diz Dionísio.
Segundo o sindicato, 20 funcionários da Caixa morreram de Covid-19 nos dois primeiros meses deste ano, superando os 18 óbitos no ano passado inteiro. Pelo aumento da exposição, em especial por conta do aumento do fluxo de clientes nas agências para resgate do auxílio emergencial, o sindicato pede que os funcionários sejam incluídos entre os grupos prioritários no Plano Nacional de Imunização.
A Caixa foi procurada pela reportagem da CNN Brasil, mas não havia se manifestado até a publicação desse texto.
Últimas notícias
Empresa é condenada a indenizar ex-funcionária por proibir uso de tranças afro em Maceió
Jovem de 24 anos é encontrada morta dentro de casa; suspeito é preso e aponta mãe da vítima como mandante
Câmara de Maceió aprova regras para circulação de embarcações motorizadas nas praias urbanas
Cibele Moura reforça cobrança por câmeras após denúncia de agressão em creche
Cloudflare diz que resolveu falha global que afetou X, ChatGPT e outras plataformas
Concurso de Palmeira dos Índios: 5ª convocação tem novos servidores empossados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
