Cada Escola um Museu: inscrições para o programa são prorrogadas
No total, 60 escolas de todo o Brasil serão beneficiadas com o projeto

Com o objetivo de dar oportunidade para mais escolas criarem os seus próprios museus, as inscrições do programa Cada Escola um Museu seguem abertas até o dia (2) de maio. A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Museu da Pessoa proporciona a unidades de ensino da rede estadual alagoana a preservação de sua memória institucional, bem como de sua comunidade escolar.
Um dos pré-requisitos para que a escola possa participar do projeto é ofertar o ensino médio e ter interesse em criar um Museu da Pessoa. Também é necessário realizar a inscrição on-line clicando neste link. O resultado da seleção está previsto para sair na primeira semana de abril de 2021.
"É importante que as escolas da rede estadual de Alagoas participem. Cada história é uma construção. É importante criar suas próprias memórias a partir das histórias de vida, valorizar as experiências das pessoas. E o Museu da Pessoa nos dá esta oportunidade", conta Ricardo Lisboa, superintendente de Políticas Educacionais da Seduc.
Ao todo serão 60 escolas beneficiadas em todo o Brasil. Atualmente há apenas 13 vagas disponíveis para fazer parte do projeto. Alagoas conta com 15 escolas cadastradas.
O Projeto
O projeto funciona da seguinte forma: Cada unidade de ensino deve montar um grupo de seis integrantes composto por: 1 gestor, 2 professores, 1 funcionário, 1 aluno (do 1ª ou 2º ano do Ensino Médio) e 1 pessoa da comunidade escolar. Ao todo, serão beneficiadas 60 escolas estaduais em diferentes estados.
A partir disso será criado um Núcleo Museu da Pessoa em cada escola. Um espaço onde será reunida cada experiência, com a finalidade de preservar a memória de quem faz a escola.
Cada unidade de ensino selecionada também vai participar da formação na Tecnologia Social da Memória, onde será oferecido um curso auto instrucional e de seis encontros com duração de 1h30min em modo remoto.
O curso visa promover o protagonismo da comunidade escolar na produção e democratização da memória local e social. Ao final, o participante também ganhará o certificado de conclusão do curso, mas, é preciso ter mais de 75% de frequência.
Veja também
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
