“Ministério não cumpriu cronograma de entregas da CoronaVac”, diz Renan Filho
Declaração foi dada durante coletiva à imprensa nesta quinta-feira (29)
O governador Renan Filho (MDB) afirmou que o Ministério da Saúde não cumpriu, no mês de abril, o cronograma de entregas da CoronaVac. A declaração foi durante coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira (29), para autorizar a ordem de serviço para o início das obras do Minha Cidade Linda em Igaci, Maribondo e Chã Preta.
"O Ministério da Saúde, durante esse mês de abril, não cumpriu o cronograma de entrega de CoronaVac. E não cumpriu porque o Butantan não recebeu IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo] chinês, que é o insumo necessário, para produzir vacina. Como o Butantan não recebeu, ele não conseguiu entregar. Como ele não entregou, o Ministério não cumpriu o cronograma. E por isso, as vacinas faltaram em muitas cidades do Brasil, inclusive em Alagoas", explicou Renan Filho.
E complementou: "Agora nós recebemos CoronaVac, mas como eles [Butantan] começaram a produzir a poucos dias nós só vamos ter apenas 1.400 doses. Não é suficiente para vacinar todo mundo que precisa de segunda dose ainda, mas esperamos que na próxima semana receber outra leva para cumprir o cronograma".
Segunda dose
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca que as pessoas que tomaram a primeira dose da CoronaVac e estão dentro do prazo recomendado para aplicação da segunda dose – de 21 a 28 dias após a primeira – devem procurar, regularmente, os locais de vacinação para completar a imunização.
“Temos conhecimento desta redução para produção de novas doses pelo Instituto Butantan, porém continuamos atuando com responsabilidade e sempre orientados pela ciência e, por isso, o prazo para quem tomou a primeira dose foi ampliado de 21 para 28 dias, conforme o que consta na bula do imunizante da CoronaVac. É importante informar que as pessoas imunizadas com a primeira dose da CoronaVac e que estão no prazo desta semana [prestes a completar o ciclo de 28 dias], devem buscar os postos de vacinação para a completa imunização”, orientou o secretário.
Últimas notícias
[Vídeo] Imagens mostram sequência de colisões em acidente com viatura dos Bombeiros em Maceió
Homem é preso com mais de 10 armas e drogas em apartamento na Serraria
Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação
Toffoli mantém participação de diretor do Banco Central em acareação do Master
Após transferência ao DF, Silvinei já está preso na Papudinha
Médicos avaliam novo procedimento para conter soluços de Bolsonaro
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
