Saúde

Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação

Publicação da Airbus Helicopters destaca atuação do Departamento Estadual de Aviação de Alagoas em operações aeromédicas no Brasil

Por 7Segundos com Ascom DEA 27/12/2025 18h06
Operações aeromédicas de Alagoas são destaque em revista internacional especializada em aviação
Coronel André Madeiro destaca a automação como um dos principais avanços para a segurança e a eficiência das operações - Foto: Ascom DEA

O Departamento Estadual de Aviação de Alagoas (DEA) foi destaque na edição nº 140 da revista Rotor, publicação internacional da Airbus Helicopters voltada ao setor aeronáutico e à aviação de serviços essenciais. A matéria tem foco em operações aeromédicas realizadas em helicópteros em diferentes países, e destaca a atuação de grupamentos aéreos no contexto do atendimento de urgência e emergência.

No trecho dedicado ao Brasil, a revista apresenta experiências de profissionais da saúde e da aviação que atuam em missões aeromédicas, com ênfase no uso do helicóptero H135, modelo recentemente adquirido pelo Governo de Alagoas. Entre os entrevistados estão o diretor-presidente do DEA, coronel André Madeiro, e a diretora de Controle Interno do Departamento, tenente-coronel Elaine Monteiro, que compartilham a experiência operacional e estratégica do órgão em missões de resgate e transporte aeromédico.


Na reportagem, o coronel André Madeiro destaca a automação como um dos principais avanços para a segurança e a eficiência das operações. “Hoje, a tecnologia que agrega mais valor ao nosso serviço é a automação”, afirma. Segundo ele, o piloto automático de quatro eixos do H135 “reduz a carga de trabalho, traz muito mais tranquilidade para toda a tripulação e eleva os padrões operacionais a um novo patamar”.

Madeiro também ressalta que as missões exigem alto nível de integração entre os profissionais a bordo, com responsabilidades bem definidas e comunicação restrita aos aspectos essenciais da ocorrência e da operação.

Em sua fala, a tenente-coronel Elaine Monteiro ressalta a configuração interna da aeronave e a importância do espaço da cabine nas missões aeromédicas. “Usar o H135 em operações aeromédicas é uma grande vantagem”, afirma, ao destacar que, além da versatilidade, a aeronave oferece mais espaço interno.

Segundo Elaine Monteiro, essa característica “permite posicionar melhor os pacientes e atendê-los com todos os recursos e equipamentos técnicos necessários de forma mais confortável, não apenas para a tripulação, mas também para os pacientes”.


Em Alagoas, as operações aeromédicas são coordenadas pelo Departamento Estadual de Aviação (DEA), por meio do Programa Salva Mais, que integra em uma única central o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

A revista Rotor entrevistou o coronel André Madeiro e a tenente-coronel Elaine Monteiro durante a Airbus Helicopter Emergency Medical Services (HEMS) Conference 2025, realizada no último mês de setembro, em Donauwörth, na Alemanha.