Dias das Mães deve movimentar R$ 29 milhões na economia da capital
E se nos anos anteriores pagamento à vista e em dinheiro tinha a preferência dos consumidores, este ano caiu para segundo lugar
O Dia das Mães é a segunda melhor data de vendas para o Comércio e pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio AL aponta que 67,4% dos maceioenses pretendem presentear às mães no segundo domingo de maio, dia 9, movimentando cerca de R$ 29 milhões entre as compras dos mimos e os gastos com as comemorações.
O levantamento aponta que os perfumes e cosméticos serão os produtos mais procurados, com 28,7% da preferência, seguidos de itens de vestuário (17,9%) e calçados (16,1%). A lista também inclui bolsas e acessórios (9,4%), joias e bijuterias (7,3%), cesta de café da manhã (3,2%), livros (1,2%) e flores (1,2%), entre outros.
Sobre o local das compras, 73,3% dos consumidores devem ir aos shoppings; 9,8% optarão por lojas de rua/bairro/galeria; e 4,5% comprarão no Centro de Maceió, enquanto as compras on-line responderão por 5%. Os preços (37,8%) e as promoções (17,6%) representam o maior atrativo para os consumidores na hora das compras, mas fatores como qualidade (10%), variedade (9,4%) e praticidade (8,5%) também interferem na escolha.
E se nos anos anteriores pagamento à vista e em dinheiro tinha a preferência dos consumidores, este ano caiu para segundo lugar, sendo a opção para 24%, já que 50,1% afirmaram que pagarão parceladamente via cartão de crédito. As compras à vista via cartão de débito responderão por 22,6% das transações, enquanto 3,3 irão recorrer ao cartão de crédito rotativo.
Em relação aos 31,2% que afirmaram que não irão presentear no Dia das Mães, 27% não o farão por não terem a quem entregar; 16% estão mais cautelosos; 14% estão desempregados; 11% enfrentam dívidas; 10% estão mais cautelosos por conta da pandemia, mesmo percentual dos consumidores que disseram comemorar a data de outra forma. A falta de costume (9%) e a redução do horário do comércio (2%) foram outras causas apontadas.