Saúde

Ayres tranquiliza população sobre espera por aplicação da 2ª dose

Secretário de Saúde diz que o importante é iniciar ciclo

Por 7Segundos, com Plantão Alagoas 04/05/2021 12h12 - Atualizado em 04/05/2021 18h06
Ayres tranquiliza população sobre espera por aplicação da 2ª dose
Alexandre Ayres - Foto: Carla Cleto

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, veio a público, nesta terça-feira (4), para explicar à população sobre a demora na aplicação da segunda dose das vacinas CoronaVac, em Alagoas. Segundo explica o gestor, a espera não compromete o resultado final.

“Olha, vou repetir aqui o que eu tenho ouvido dos nossos consultores especialistas. A nossa orientação é que as pessoas tomem até o 28º dia, assim como determina a bula do fabricante, mas em razão da diminuição da entrega por parte do Governo Federal, algumas pessoas terão que tomar com 30 dias, 31 dias, com 32 dias e isso não traz nenhum tipo de prejuízo. A segunda dose é uma dose de reforço, o que mais importa é a pessoa iniciar o ciclo”, afirmou.

Questionado sobre a aplicação das vacinas Pfizer nos Hospitais Metropolitano e no Hospital da Mulher, o gestor da pasta afirmou se tratar de locais estratégicos e que não oferecem risco para as gestantes.

“Muita gente está questionando aqui em Maceió se vai vacinar no Hospital da mulher e no Hospital Metropolitano, local que têm covid. E só para esclarecer, os locais são separados, todos os critérios de segurança serão seguidos, mas a gente precisa de sala de vacinação para imunizar essas pessoas então decididos pelo hospital da mulher e pelo hospital metropolitano”, afirmou.