Trânsito

Nº de acidentes de trânsito com vítimas aumenta 44% em Maceió, diz SMTT

Dados foram divulgados em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (20)

Por 7Segundos 20/05/2021 09h09 - Atualizado em 20/05/2021 10h10
Nº de acidentes de trânsito com vítimas aumenta 44% em Maceió, diz SMTT
Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, André Costa - Foto: Reprodução/Vídeo

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) apresentou em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (20), dados estatísticos de acidentes de trânsito, atendimento de ocorrências, infrações mais comuns, sinalização, dentre outros, ocorridos em abril deste ano.

Segundo o superintendente municipal de Transportes e Trânsito, André Costa, o número de acidentes de trânsito com vítimas em Maceió aumentou 44% % em abril deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020. Em 2021, quase da metade dos sinistros [29 dos 59] registrados ocorreram no horário da manhã.

"Em abril do ano passado tínhamos decretos de isolamento social mais rígidos, com a restrição de circulação de veículos e escolas fechadas. Há uma tendência de que quanto mais veículo circulando nas ruas maior a probabilidade de ocorrerem acidentes. Mais de 90% dos acidentes causados no trânsito são por imprudência do condutor", informou.

Acidentes com e sem vítimas registrados em Maceió - Foto: Reprodução/SMTT

Tipos de veículos envolvidos

Em toda a capital, em abril, 69 dos acidentes envolveram carros, enquanto outros 39 foram com motos e três com ônibus e também outros três com caminhões. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução de acidentes envolvendo ônibus. 

"Tivemos uma redução em acidentes de ônibus, um potencial de causar muitos danos às pessoas. Tivemos um acidente a menos com ônibus e um crescimento com automóveis, motocicletas e caminhões", destacou André Costa.

Tipos de veículo envolvido em acidentes - Foto: Reprodução/SMTT

Natureza dos acidentes e locais com mais ocorrências

Quanto ao tipos de acidentes com vítimas registrados em abril deste ano, foram três atropelamentos, quatro colisões frontais, 15 colisões laterais, 18 colisões transversais e 17 colisões traseiras. Duas demais não foram detalhadas.

Mais da metade dos acidentes ocorreram em apenas seis vias da capital. São elas: avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro, Assis Chateaubriand, Doutor Antônio de Barros Gouveia, Lourival Melo Mota e Menino Marcelo.

"Maceió tem em torno de sete mil avenidas, ruas, travessas, logradouros públicos. Em apenas 6 dessas 7 mil vias ocorreram mais da metade dos acidentes na capital", informou o superintendente municipal de Transportes e Trânsito.

Natureza dos acidentes com vítimas - Foto: Reprodução/SMTT

Locais que foram registrados acidentes de trânsito - Foto: Reprodução/SMTT

Dos acidentes fatais

Em abril deste ano, dois acidentes com mortes foram registrados na capital alagoana. Em relação ao local do óbito, o primeira foi registrado no bairro da Pajuçara, por volta das 4h. Já a segunda morte foi registrada no Santo Amaro, na Avenida Durval de Góes Monteiro, também no horário noturno. André Costa explicou como se deu o último acidente.

"Nós retiramos os tachões para evitar manobras súbitas, mas apesar do trecho estar sem os tachões, o condutor do veículo avançou subitamente da faixa da direita para a faixa central, vindo a colidir lateralmente com outro veículo. Após isso, ele perdeu o controle da direção, colidiu no guaird rail e veio a óbito no caminho para o hospital", detalhou André Costa.

Acidentes com vítimas fatais registrados em abril - Foto: Reprodução/SMTT