Com atraso na aprovação da LOA, Câmara de Maceió deve ser multada
Decisão judicial prevê multa diária no valor de R$ 5 mil
O Ministério Público Estadual (MPE) pediu execução de multa diária no valor de R$ 5 mil em desfavor da Câmara Municipal de Maceió pelo descumprimento de uma decisão judicial que obriga o Poder Legislativo a votar a Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021. A matéria deveria ter sido votada no final do ano passado. A ação é 15ª Promotoria de Justiça da Capital – Fazenda Pública Municipal.
“Não há justificativa plausível para a Câmara estar adiando essa votação. Estamos praticamente no meio do ano e, até agora, nada, o que se configura num verdadeiro absurdo. Quero alertar que a não aprovação da LOA resulta em grandes prejuízos no tocante à materialização de políticas públicas, fiscalização e controle eficiente dos gastos públicos. Por tudo isso, pedimos a execução da multa. A Câmara precisa ser penalizada diante da postura que está adotando”, afirmou a promotora de Justiça Fernanda Moreira, autora da ação.
O Tribunal de Justiça de Alagoas manteve, nesta sexta-feira (21), decisão proferida em 1ª instância, ratificando a obrigação da Casa de Mário Guimarães em votar o projeto da LOA.
De acordo com a promotora de Justiça, o presidente da Casa, Galba Netto (MDB), foi intimado no sentido do cumprimento da decisão judicial, mesmo o parlamento tendo recorrido. “Lembro ainda a sociedade que, desde o dia 23 de abril, à presidência da Câmara foi intimada a cumprir a decisão de 1a instância, não o fazendo. Como o legislativo recorreu, tivemos que nos manifestar novamente no processo, tendo, o Poder Judiciário, acatado mais uma vez os nossos argumentos. Por isso, o que nos restou agora foi pedir a execução da multa”, explicou.
Outro ponto destacado por Fernanda Moreira foi o fato de o Poder Executivo ter enviado ao Legislativo o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) referente ao exercício de 2022, havendo a necessidade e a Casa realizar a discussão da matéria através de audiências públicas. “Como vamos debater o orçamento de 2022 se não existe nem o de 2021? Essa situação precisa ser revertida imediatamente”, concluiu.
Últimas notícias
Prefeitura de Maragogi define reajuste salarial para servidores da Educação e estabelece calendário de pagamento
Aos 35 anos, influenciadora afirma ter orgulho de ainda ser virgem
'Guiana brasileira' volta a viralizar após estreia de Portugal na Copa
Cibele Moura amplia base política e anuncia aliança com Ivana Toledo, em Penedo
Prefeitura recupera estradas e acessos na Serra do Candará, em Palmeira dos Índios
Empresária denuncia desaparecimento de mercadorias após voo de São Paulo para Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
