Comerciantes na capital buscam recuperar vendas em meio a incertezas da pandemia
Pesquisa do Sebrae aponta que cerca 75% dos empreendedores alagoanos registraram queda no faturamento.
Em mais de um ano de pandemia, a rotina dos alagoanos foi totalmente transformada devido a necessidade de isolamento social, adotada para evitar a proliferação da Covid-19. Com a baixa circulação, as vendas de comerciantes que trabalham em centros comerciais foram profundamente impactadas.
“Afetou geral” , e o que diz Lucélia Carvalho da Silva, de 42 anos, que trabalha no Shopping Popular de Maceió há nove anos. Segundo ela, as vendas caíram cerca de 70% desde o início da pandemia. “O cenário continua delicado, nós não podemos dizer que os comércios estão reerguidos, estamos com um déficit no nosso trabalho. Estamos renegociando dívidas, renegociando empréstimos…”, explica.
A microempresária do ramo de vestuário faz parte da estatística constatada pela pesquisa "O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios", realizada pelo Sebrae em 2021, que apontou que 75% dos empreendedores alagoanos que responderam ao questionário registraram queda no faturamento durante os meses de pandemia.
Para tentar diminuir a crise, o Governo Estadual tem tomado iniciativas que impactam o setor, como as isenções tributárias, e a criação de linhas de crédito, anunciadas em março. As medidas devem custar aos cofres públicos cerca de R$ 100 milhões.
Para Lucélia, a flexibilização das medidas de distanciamento, adotadas nos últimos decretos emergenciais tem ajudado na retomada do mercado, mas ela afirma que, ao mesmo tempo que em comemora as vendas, convive com o medo de infecção pela Covid-19: "Estamos em um ciclo evolutivo. Todo dia morrem pessoas em Alagoas de Covid-19, isso ainda é anormal”, lamentou.

E para boa parte dos pequenos empresários, a oscilação nas vendas deve permanecer pelos próximos meses, o que também foi mostrado no relatório do Sebrae, onde os entrevistados apontaram que só esperam que a situação volte ao normal em cerca de um ano e três meses, período em que espera-se que toda a população brasileira esteja imunizada contra o coronavírus, segundo aponta a projeção feita pelo Ministério da Saúde.
*Com supervisão da Editoria
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
