Segurança

Sonho de estabilidade: estudantes de todo país se preparam para concursos em AL

Serão pelo menos dez certames até o fim do ano

Por Tais Albino 30/05/2021 08h08 - Atualizado em 30/05/2021 10h10
Sonho de estabilidade: estudantes de todo país se preparam para concursos em AL
Kaio Juan também gosta de estudar utilizando mapas mentais - Foto: Arquivo pessoal

Novos concursos públicos podem estar escassos em esfera federal e em muitas regiões do país, mas não é o caso de Alagoas. Entre vagas para educação, saúde e segurança, pelo menos dez certames devem ser lançados no estado este ano. Só neste mês de maio, três editais foram abertos: para o Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Polícia Civil de Alagoas.

Desde que o govenador Renan Filho (MDB) começou a anunciar esses novos concursos ainda no ano passado, concurseiros de todo país voltaram os olhos para o estado. 

É o que explica o professor e proprietário do cursinho online "Meu Preparatório", Vilaça Neto. O preparatório, que oferece videoaulas e questões sobre todas as matérias dos editais, acumula alunos de diversos estados do país interessados em passar em Alagoas, principalmente para PM/AL.

“Há uma boa quantidade de vagas e o salário inicial é até bom, não é dos piores. Também há a valorização da própria Polícia Militar, com investimentos do Estado em equipamentos, estrutura, novas viaturas e armamentos. Além da liquidez fiscal do próprio Estado. Alagoas é um dos locais mais atrativos para quem que ser policial militar”, afirmou.

Vilaça Neto conta que a procura pelas aulas aumentou consideravelmente após o lançamento dos editais. Ele diz que é uma critica que faz aos estudantes, pois apenas 90 dias costumam separar o edital e as provas.

Para o professor e advogado criminal, é possível passar começando estudar a partir do lançamento do edital, mas não para todos.

“Depende de cada pessoa. Se é uma pessoa fez um bom ensino médio, teve boas notas, boa dedicação ou até já estudou em algum momento para concurso e estava sem estudar ultimamente, é possível sim. Agora, para uma pessoa que terminou um ensino médio muito mal feito há uns cinco anos, nunca estudou, nunca se preparou e quer começar agora, pode até passar, mas as chances são mínimas”.

Cursinho atraiu estudantes de todo país - Foto: Instragram / Meu Preparatório


Preparo e dedicação

Para o relações públicas Kaio Juan, de 28 anos, a preparação vem de anos. Em 2018, ele começou a se preparar para concursos de sua área. Em seguida, ele resolveu usar o conhecimento que adquiriu em disciplinas como português e matemática para tentar outros concursos.

“Trabalho como freelancer e em home office. O fato de conseguir organizar o tempo e também de trabalhar em casa até facilita em manter um cronograma de estudos ativo, mas na realidade não deixa de ser uma rotina cansativa e que demanda disciplina”.

Kaio Juan usa livros, PDFs e mapas mentais para estudar e utiliza videoaulas para as disciplinas que tem mais dificuldade. Ele espera uma grande concorrência, mas também uma concorrência bem preparada.

“Dicas de organização, foco e aprendizado são sempre bem-vindas. Mas é preciso ficar atento às inúmeras técnicas que profissionais tentam vender por aí. O que poderia agregar pode desviar a nossa preparação”.

Para o jovem André Morais, de 23 anos, a rotina é pouco mais complicada. Estudando Engenharia Ambiental em tempo integral na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), ele precisará esperar as férias para ter tempo de estudar os assuntos dos editais da PM e do CBMAL.

“Vai ser complicado encaixar. Às vezes não temos tempo para vida social, quanto mais estudar outra coisa. Caso entre em um ritmo legal de estudo nesse tempo, vou pegar poucas matérias no próximo período letivo para conseguir focar mais”, explicou.

Ele vai aproveitar apostilas que usou para estudar para o concurso do CBMAL que ocorreu em 2017 e está procurando um cursinho que mais se encaixe com seus propósitos. Vários amigos de André também vão concorrer as vagas.

“Uma outra pessoa com o mesmo objetivo ajuda e muito. Assim, os dois podem se auxiliar. Estamos nos organizando para um ajudar o outro com as dificuldades”.