Alagoas é destaque em ranking de competitividade
Resultado considera avanços promovidos pelo Governo do Estado

Os avanços promovidos pelo Governo do Estado em categorias como solidez fiscal, infraesturutura e eficiência da máquina pública levaram Alagoas a posição de destaque no Ranking de Competitividade dos Estados. A informação foi publicada no portal do jornal Folha de São Paulo, na noite do último sábado (29), em reportagem sobre o novo ranking de estados baseado em medidas de ESG (governança ambiental e sustentável) e de ODS (definidas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU) que será lançado em setembro pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Realizado desde 2011, o documento anual analisa 73 indicadores distribuídos em dez pilares – infraestrutura, sustentabilidade social, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, sustentabilidade ambiental, potencial de mercado e inovação – formulados com números e dados extraídos de órgãos e fontes oficiais.
O realce conferido ao desempenho alagoano decorre da constatação de que, mesmo com perfil econômico menos privilegiado – penúltima posição na renda domiciliar per capita (IBGE) –, o estado avançou para o 15º lugar na edição 2020 do ranking. É a terceira melhor entre as unidades da federação na região Nordeste, atrás apenas do Ceará (10º) e da Paraíba (13º).
De acordo com o periódico, além de Alagoas, “entre os estados em que a discrepância competitividade/renda (no sentido positivo) é maior estão Amazonas, Paraíba e Ceará”. Na comparação, o texto também mostra o exemplo inverso: “O Rio de Janeiro, com a quarta maior renda domiciliar per capita, ocupa o 11º lugar do ranking do CLP. O estado tem baixíssima pontuação em segurança pública, solidez fiscal e potencial de mercado”.
A evolução de Alagoas também foi reconhecida em outras categorias do diagnóstico, considerado uma das principais ferramentas de avaliação da administração pública no país – de acordo com o CLP, vinte estados brasileiros utilizam os relatórios para estabelecer metas de gestão, apresentar potenciais socioeconômicos e atrair investimentos em desenvolvimento sustentável.
Além de conquistar o Prêmio Excelência em Competitividade na modalidade Boas Práticas pelo segundo ano consecutivo, dessa vez com o Programa Escola 10, Alagoas cresceu em quatro dos dez pilares temáticos (Infraestrutura, Potencial de Mercado, Sustentabilidade Ambiental e Eficiência da Máquina Pública) e continuou a figurar com destaque em outros dois índices: Solidez Fiscal e Segurança Pública.
“Este ranking é fundamental para estruturar o planejamento dos estados, uma vez que elenca variáveis fundamentais para o desenvolvimento e para o crescimento da competitividade”, disse o governador Renan Filho, à época da premiação, em novembro do ano passado.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
