Afirmação de que defensor da cloroquina tenha sido indicado ao Nobel da Paz é insustentável
Vladimir Zelenko defende coquetel com hidroxicloroquina, medicamento que não serve contra Covid-19

Circula nas redes sociais a informação de que o médico ucraniano-americano Vladimir Zelenko, que propôs um tratamento contra a Covid-19 à base de hidroxicloroquina, seria um dos indicados ao Prêmio Nobel da Paz. A informação não procede. Não há provas de que ele seja um dos indicados ao título.
Um texto circula no Brasil com o link de uma matéria de um site americano que propaga informações sobre o chamado “Kit Covid”. “O médico que criou o protocolo de tratamento precoce para Covid-19 com hidroxicloroquina, zinco e azitromicina, foi indicado para o Prêmio Nobel da Paz. Em entrevista ele chamou categoricamente os negadores da eficácia da hidroxicloroquina/zinco de culpados de assassinato em massa. Será que a falsa narrativa agora será a de que o Prêmio Nobel não tem credibilidade ou algo parecido?”, diz a mensagem.
Na matéria, o autor reforça que Zelenko está na lista dos candidatos e faz um resumo da trajetória do médico na tentativa de provar que o tratamento precoce é eficaz. Ele ficou conhecido por promover um coquetel composto por hidroxicloroquina, zinco e azitromicina como parte de um tratamento ambulatorial experimental para Covid-19, o “Protocolo de Zelenko”. No entanto, não há nenhuma prova que o médico seja um dos indicados ao Prêmio.
Os conteúdos divulgados não informam qual seria o ano da possível premiação. No próprio site do Prêmio Nobel o nome de Zelenko não é mencionado nas listas dos contemplados. Se a expectativa é para a edição de 2021, a lista de indicados não foi divulgada. No caso do brasileiro Alysson Paolinelli, que foi indicado, foram as próprias instituições que realizaram a indicação que divulgaram, o que não foi o caso do doutor Vladimir, já que ele não divulgou nenhuma prova de que tenha sido indicado.
Além disso, o site de checagem E-farsas fez um levantamento de informações que confirmam que não há evidência da indicação do médico ao Nobel da Paz. Em um banner, o site oficial de Zelenko informa que ele é um dos indicados. A publicação disponibiliza um link de uma matéria do site Internet Protocol, mas o conteúdo foi retirado do ar.
O mesmo site americano que noticiou a possível indicação do médico cita que Zelenko receberia o prêmio com um grupo de médicos, mas isso não faz parte das regras do Nobel da Paz. A premiação não é destinada a grupos. Já em matérias como a do site UOL e RTP Notícias com as sugestões dos prováveis candidatos, o doutor não é mencionado. Outro fato importante é que ser indicado não significa ganhar o prêmio.
Vladimir Zelenko já foi citado em várias polêmicas envolvendo o tratamento sem eficácia comprovada contra a Covid-19 que ele defende. Os seus estudos com o coquetel de remédios contendo hidroxicloroquina não foram publicados em revista científica. Conteúdos publicados pelo médico foram removidos no Facebook, Youtube e Twitter por violarem os termos das plataformas. Vladimir também já foi citado pelo “Skeptical Scalpel”, que ironiza profissionais que “contribuem para o retrocesso da ciência”.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), já confirmou que a hidroxicloroquina não serve para evitar Covid-19, além do medicamento aumentar o risco de efeitos adversos.
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Homens são flagrados fazendo sexo em plena luz do dia na Praia da Avenida

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
