Ministro do Turismo e JHC visitam restauração da Igreja dos Martírios
Gestor destaca importância do templo para a cultura e a história de Maceió
O prefeito de Maceió, JHC, visitou, nesta segunda-feira (14), as obras de restauração da Igreja Bom Jesus dos Martírios, no Centro da cidade. Acompanhado do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Larissa Peixoto, que estiveram no Estado para inaugurar obras, o prefeito destacou a importância da preservação do prédio.
“Essa igreja é parte importante da história e da cultura da nossa cidade, um patrimônio de Maceió. Por isso, todo esforço está sendo feito para devolvê-la aos maceioenses completamente restaurada”, disse JHC.
O ministro Gilson Machado assegurou que a igreja será recuperada. “Cada dia é uma entrega diferente. O nosso governo não para. O dinheiro do pagador de imposto brasileiro serve ao brasileiro”, afirmou o ministro. Ele também esteve em Marechal Deodoro, onde, juntamente com a presidente do Iphan, inaugurou a restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos.
História
Fachada trabalhada em azulejaria de inspiração mourisca que alia elementos do neoclássico com arcos de influência gótica, a Igreja Bom Jesus dos Martírios é o único templo do Nordeste a apresentar este arranjo singular de características.
Mais que um monumento notável do ponto de vista arquitetônico, a edificação é um espaço de convivência e religiosidade para os maceioenses. O Iphan, autarquia federal vinculada ao Ministério do Turismo e à Secretaria Especial da Cultura, investe aproximadamente R$ 4,7 milhões em obras na Igreja a fim de devolvê-la restaurada para a comunidade e visitantes. Iniciadas em janeiro de 2020, as intervenções estão previstas para terminar em junho deste ano.
Veja também
Últimas notícias
Caiado ironiza Flávio por carta de Bolsonaro: 'Liderança não se herda'
Lula é flagrado em momento inusitado e reação surpreende
Governo bloqueia acesso a bets de 2,8 mi que recebem Bolsa Família ou BPC
Após saídas de aliados, Gustavo Lima perde mais um apoio político em Alagoas
Paulinho Mendonça fortalece alianças políticas durante visita a Arapiraca
Lei de Cabo Bebeto proíbe médicos generalistas de atuarem como especialistas na rede pública de AL
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
