Cardiopatia congênita: alteração atinge cerca de 30 mil bebês por ano no Brasil
Cardiologista pediátrico reforça importância do acompanhamento pré-natal para prevenção e diagnóstico precoce de malformações durante a gestação
Caracterizada como uma anormalidade na estrutura ou função do coração, a cardiopatia congênita é uma má-formação que tem incidência significativa no Brasil. Estima-se que 30 mil bebês nasçam, anualmente, com algum tipo de defeito congênito, segundo dados do Ministério da Saúde.
O mês de junho é dedicado à conscientização sobre os diversos tipos de cardiopatias congênitas. A prevenção e o diagnóstico precoce continuam sendo importantes para evitar consequências graves para a saúde cardiovascular da criança. O alerta é do cardiologista pediátrico e cirurgião do Sistema Hapvida Maceió, Dr. José da Silva Leitão.
SINTOMAS E IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL
Cansaço a mínimos esforços, desnutrição e lábios ou extremidades arroxeadas são os principais sintomas das cardiopatias congênitas nos pequenos. O especialista explica, no entanto, que as manifestações são variáveis porque dependem da complexidade da doença.
“Receber o diagnóstico pode assustar os pais, mas não há motivo para pânico. O conhecimento pré-natal destas anomalias faz toda a diferença para o êxito do tratamento e evolução clínica da criança”, destaca o médico.
Segundo Dr. José Leitão, o ecocardiograma fetal continua sendo o exame mais comum para a detecção das cardiopatias. “Ele deve ser feito entre a 21ª e a 28ª semana de gestação. Sendo descoberto algum problema no coração do feto, o parto pode ser programado em local adequado, dando toda assistência à criança”, diz.
TRATAMENTO E QUALIDADE DE VIDA
O tratamento das cardiopatias congênitas pode exigir intervenção cirúrgica, mas, segundo o cardiologista do Sistema Hapvida Maceió, tudo vai depender do comprometimento que a doença traz ao coração do paciente.
“Cuidar da saúde do coração dos nossos pequenos é muito importante e pode refletir no bem-estar do paciente por toda a vida. Consulte o seu cardiologista”, finaliza.
Últimas notícias
São João de Arapiraca inicia neste domingo e leva arraiás comunitários para bairros e zona rural
Pilastra de residência desaba e mata duas crianças em Maceió
Dois homens são presos acusados de furto qualificado em Arapiraca
Vereadora por Limeira cobra responsabilização por morte de jovem em salto de rope jump
Homem armado com faca é detido por ameaçar moradores de Estrela de Alagoas
Pai é acusado de maus tratos contra o próprio filho no município de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
