Tereza Nelma é agraciada com o Troféu Triângulo Rosa, o Oscar Gay 2021
Deputada é reconhecida por contribuir com políticas públicas voltadas para diversidade sexual
A Deputada Federal Tereza Nelma (PSDB-AL) foi agraciada com o prêmio Triângulo Rosa, instituído pelo Grupo Gay da Bahia, entidade de utilidade pública municipal de Salvador contemplando as personalidades e instituições que deram maior apoio aos direitos humanos do LGBTQI+.
A parlamentar foi selecionada por ter promovido uma amplo debate na Câmara Federal sobre o envelhecimento da população LGBTQI+. Nelma reuniu especialistas para debater a ausência de políticas públicas com relação às questões de diversidade sexual na velhice.
"O tema está ausente das pautas defendidas no âmbito federal, acarretando um dupla invisibilidade e silenciamento destas pessoas, na medida em que envelhecem. Tal situação empurra esta parcela da população ao isolamento, solidão e pouca representatividade. Foi muito importante ter realizado esse debate e fico muito honrada com o reconhecimento da população LGBTQI+, pela qual venho lutando há muitos anos e continuarei firme nesse propósito", afirmou Tereza.
O Troféu Triângulo Rosa relembra o distintivo utilizado pelos nazistas nos campos de concentração para identificar os prisioneiros homossexuais: mais de 300 mil gays foram presos por Hitler por serem “schwul”, viados.
Desde então o Triângulo Rosa tornou-se o símbolo internacional do orgulho LGBT+. Pelo segundo ano, participaram da seleção dos premiados além do Grupo Gay da Bahia, o Grupo Dignidade de Curitiba e a Aliança Nacional LGBTI+, contando com assessoria de militantes gays de diversos estados.
Toni Reis, fundador do Grupo Dignidade de Curitiba e da Aliança Nacional LGBTI+ considera fundamental parabenizar as pessoas e instituições que apoiaram a agenda do Movimento LGBTI+. “Merecem ser reconhecidos por incentivarem outros vips e entidades a entrar nessa luta cidadã. Também é crucial apontar e fazer a crítica, a partir de falas, fatos e evidências concretas, daqueles que discriminam nosso segmento. Por isso o Oscar Gay persiste há três décadas construindo cidadania e fazendo história no Brasil!”, afirma Reis.
Ao todo foram contemplados 32 troféus dedicado aos amigos da comunidade LGBT, destacando-se políticos e órgãos públicos de 10 Estados, inclusive o Governador de Alagoas, Renan Filho pela criação da Delegacia de combate a crimes contra população mais vulneráveis, incluindo LGBT.
De acordo com o último Relatório de Homicídios e Suicídios de LGBT+, em 2020 registraram-se 237 mortes violentas no Brasil motivadas pela homotransfobia.
Veja também
Últimas notícias
Abrasel participa da Feira dos Municípios com gestão da Arena Gastronômica e cardápio diversificado
Alagoana disputa vaga no BBB 26 pela Casa de Vidro instalada no Nordeste
Prefeitura de Girau do Ponciano garante melhorias e fortalece a economia local com a tradicional Feira Livre
Prefeitura divulga Calendário Escolar de 2026 nas unidades da rede pública
Família de jovem internado com risco de paraplegia pede ajuda para custear despesas em Arapiraca
Confira os serviços oferecidos pela Prefeitura durante o Verão Massayó
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
