Política

Tereza Nelma é agraciada com o Troféu Triângulo Rosa, o Oscar Gay 2021

Deputada é reconhecida por contribuir com políticas públicas voltadas para diversidade sexual

Por 7Segundos com assessoria 19/06/2021 15h03
Tereza Nelma é agraciada com o Troféu Triângulo Rosa, o Oscar Gay 2021
Tereza Nelma é agraciada com o Troféu Triângulo Rosa, o Oscar Gay 2021 - Foto: Assessoria

A Deputada Federal Tereza Nelma (PSDB-AL) foi agraciada com o prêmio Triângulo Rosa, instituído pelo Grupo Gay da Bahia, entidade de utilidade pública municipal de Salvador contemplando as personalidades e instituições que deram maior apoio aos direitos humanos do LGBTQI+.

A parlamentar foi selecionada por ter promovido uma amplo debate na Câmara Federal sobre o envelhecimento da população LGBTQI+. Nelma reuniu especialistas para debater a ausência de políticas públicas com relação às questões de diversidade sexual na velhice.

"O tema está ausente das pautas defendidas no âmbito federal, acarretando um dupla invisibilidade e silenciamento destas pessoas, na medida em que envelhecem. Tal situação empurra esta parcela da população ao isolamento, solidão e pouca representatividade. Foi muito importante ter realizado esse debate e fico muito honrada com o reconhecimento da população LGBTQI+, pela qual venho lutando há muitos anos e continuarei firme nesse propósito", afirmou Tereza.

O Troféu Triângulo Rosa relembra o distintivo utilizado pelos nazistas nos campos de concentração para identificar os prisioneiros homossexuais: mais de 300 mil gays foram presos por Hitler por serem “schwul”, viados.

Desde então o Triângulo Rosa tornou-se o símbolo internacional do orgulho LGBT+. Pelo segundo ano, participaram da seleção dos premiados além do Grupo Gay da Bahia, o Grupo Dignidade de Curitiba e a Aliança Nacional LGBTI+, contando com assessoria de militantes gays de diversos estados.

Toni Reis, fundador do Grupo Dignidade de Curitiba e da Aliança Nacional LGBTI+ considera fundamental parabenizar as pessoas e instituições que apoiaram a agenda do Movimento LGBTI+. “Merecem ser reconhecidos por incentivarem outros vips e entidades a entrar nessa luta cidadã. Também é crucial apontar e fazer a crítica, a partir de falas, fatos e evidências concretas, daqueles que discriminam nosso segmento. Por isso o Oscar Gay persiste há três décadas construindo cidadania e fazendo história no Brasil!”, afirma Reis.

Ao todo foram contemplados 32 troféus dedicado aos amigos da comunidade LGBT, destacando-se políticos e órgãos públicos de 10 Estados, inclusive o Governador de Alagoas, Renan Filho pela criação da Delegacia de combate a crimes contra população mais vulneráveis, incluindo LGBT.

De acordo com o último Relatório de Homicídios e Suicídios de LGBT+, em 2020 registraram-se 237 mortes violentas no Brasil motivadas pela homotransfobia.