Alagoas retoma treinamentos e competições de esportes equestres
Protocolo sanitário de retomada foi publicado no Diário Oficial do Estado

A Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj) divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (22), o protocolo sanitário para retomada de treinamentos e competições de esportes equestres, liberados na fase vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado, nas cidades do interior e na capital.
São considerados esportes equestres competições de Hipismo, Vaquejada, Três Tambores e congêneres. De acordo com o protocolo, só será permitida a entrada de praticantes e funcionários nos treinamentos e eventos. Fica terminantemente proibida a entrada do público em geral.
COMUNICAÇÃO
Os organizadores dos esportes equestres deverão implementar medidas de comunicação em pontos estratégicos nos eventos e espaços de treinamentos, tais como: a) Banners/panfletos educativos comunicando informações gerais acerca dos sintomas da doença; b) Instruções sobre como utilizar e higienizar e ou descartar corretamente as máscaras; c) Identificação dos sintomas da Covid-19 e situações em que deve ficar em casa; d) Uso permanente de máscaras e higienização adequada das mãos; e) Protocolo de limpeza dos banheiros e demais áreas comuns e; f) Informações acerca do distanciamento físico.
DISTANCIAMENTO SOCIAL
Os organizadores também devem implementar um protocolo de distanciamento social, com controle já na entrada dos espaços das práticas esportivas equestres, com isso: a) Utilizar o termômetro digital infravermelho para auferir a temperatura de todos que forem entrar nos espaços, não permitindo o acesso se estiver com a temperatura acima de 37,5°; b) Utilizar questionário Epidemiológico para acompanhamento dos praticantes e funcionários dos espaços esportivos equestres; c) Uso obrigatório de máscaras desde a entrada, prezando pela manutenção e higienização a cada uso ou descarte, colocando um local específico na dependência do parque para colocar as máscaras descartadas; d) Reforçar a aplicação de medidas de distanciamento social através de sinais, cartazes e com divulgação através do sistema de som dos espaços e; e) Evitar contato físico com os outros funcionários ou praticantes.
LIMPEZA E DESINFECÇÃO
Também devem implantar uma operação padrão de limpeza e desinfecção: a) Sanitizar os espaços antes dos treinamentos e competições; b) Colocar estações de lavagem e disponibilização de álcool em gel para as mãos em vários pontos dos espaços de treinamentos e competições; c) Nos sanitários, controlar a entrada de pessoas, respeitar as regras de saúde, higienizar a cada uma hora; d) Manter a porta principal dos sanitários aberta, para aumentar a circulação e renovação do ar, quando não tiver ocupado; e) Os funcionários usar álcool em gel ou lavar as mãos a cada duas horas, sempre que mudar de ambiente ou mexer nos equipamentos de trabalho e EPIs; f) Manter os EPIs e materiais que são utilizados nos animais sempre limpos e higienizados e; g) Não compartilhar o material de uso individual.
ESPAÇOS PARA COMERCIALIZAÇÃO DE BEBIDAS, ALIMENTOS, ARTIGOS E EXPOSITORES
Só serão liberados para os funcionários e praticantes colocar fitas demarcadoras com 1,5m de distância, entre os atendentes e os atendidos; permitir apenas, na entrada das dependências, uma pessoa por vez; só permitir atendimento a pessoas com máscaras e; disponibilizar dispositivos com álcool em gel na entrada e no ambiente.
MONITORAR A SAÚDE DA EQUIPE
Os organizadores devem encaminhar casos suspeitos de Covid-19 com alguns dos funcionários e praticantes, de forma imediata para a unidade básica de saúde e/ou hospital mais próxima. Qualquer praticante ou funcionário que for comprovadamente infectado deverá ficar afastado em quarentena até a autorização médica para retorno.
Últimas notícias

Veículo pega fogo na Avenida Durval de Góes Monteiro em Maceió

Rafael Brito impulsiona preparação de alunos da rede pública com aulões do Enem

Arapiraca realiza encontro e campeonato de bandas e fanfarras

SMTT inicia mudanças no trânsito do Centro de Arapiraca nesta segunda-feira (13)

Polícia Civil investiga suspeita de feminicídio no bairro Trapiche da Barra, em Maceió

MPAL e Procon fiscalizam supermercados por sabão em pó falsificado
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
