Justiça

Operação prende estelionatário que usava nomes de promotores de Justiça para aplicar golpes

O acusado James Dean contatava as vítimas através do Whatsapp

Por 7Segundos com MPAL 22/06/2021 14h02 - Atualizado em 22/06/2021 15h03
Operação prende estelionatário que usava nomes de promotores de Justiça para aplicar golpes
Operação prende estelionatário que usava nomes de promotores de Justiça para aplicar golpes - Foto: MPAL

Uma operação conjunta do Ministério Público dos Estados de Alagoas e de Goiás, nomeada Thénardier, prendeu o estelionatário que utilizava, desde o ano passado, nomes e imagens de promotores de Justiça de diversas unidades do Ministério Público Brasileiro para aplicar golpes através do aplicativo WhatsApp.

O acusado do crime foi preso em casa, no condomínio Residencial Jardins do Cerrado, em Goiânia. Segundo informações do Ministério Público, seu nome é James Dean Ramos Moraes.

De acordo com o MPAL, o Ministério recebeu uma representação de um dos membros, relatando ter sido informado que havia alguém seu nome para pedir dinheiro a motoristas ligados a prefeituras do interior de estados brasileiros. As investigações começaram, por determinação do procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, após a notícia.

James Dean ainda atuava com outros investigados, incluindo uma mulher, segundo o promotor de Justiça designado a acompanhar o caso, Kleber Valadares, sempre se passando por promotor de algum MP do país.

“O modus operandi é sempre o mesmo: ele liga para alguma prefeitura ou câmara municipal, usa o nome do membro do Ministério Público, diz que é de determinado estado e alega que, como não é daquela cidade, precisa da indicação do órgão público para conseguir contratar algum motorista para trabalhar por um determinado período, onde, supostamente, seria feito um trabalho ligado ao sistema de justiça. Daí, quando a indicação de um nome é feita, é que o golpe começa se concretizar”, explicou.

Áudios

Áudio da falsa promotora em ligação com uma funcionária de uma prefeitura.mp3
Áudio da falsa promotora em conversa com o motorista que seria alvo da fraude.mp3