Vereador Joãozinho fala sobre atual gestão da Prefeitura e cobra transparência
"Faço uma oposição muito responsável o que for bom para a cidade pode ter certeza que eu irei votar", explicou

O vereador maceioense, João Gabriel Costa Lins, o Joãozinho (Podemos), participou nesta terça-feira (22), do programa Na Mira da Notícia, onde falou sobre seu mandato e oposição a gestão do prefeito atual prefeito de Maceió, JHC.
"Hoje eu me considero oposição, desde o início eu enxergo essa gestão de uma forma diferente. O prefeito que é do Instagram não é o mesmo da prefeitura, então assim enxergo de uma forma bem diferente até mesmo como oposição", disse.
Sobre a demora da Câmara na Lei do Orçamento Anual (LOA), o vereador foi questionado em relação aos motivos que fizeram com que a aprovação do LOA fosse tão demorada em 2021, já que o orçamento só foi definido em maio. "Na verdade não houve um aumento o que é previsto em constituição é de que seja de 4,5% e o projeto que tinha sido enviado pela gestão anterior era uma estimativa de arrecadação que ele coloca até setembro, ou seja, outubro, novembro e dezembro, não teria o que foi arrecado. O que se houve na verdade foi um incremento de renda que foi identificado que a Câmara tinha um percentual maior, passou pela comissão de orçamento, para que fosse pautado. Então deixei bem claro, quem pauta qualquer projeto é a presidência da Casa, até estranho um vereador de oposição está cobrando orçamento, eu faço uma oposição muito responsável o que for bom para a cidade pode ter certeza que eu irei votar", explicou.
Com relação a mobilidade urbana na capital alagoana, o vereador falou sobre alguns projetos do atual gestor municipal e ponderou sobre as decisões populistas de JHC." Acho que é um dos grandes desafios dessa gestão com relação ao transporte público, principalmente de massa. Já coloquei em algumas sessões da Câmara, a preocupação com alguns algumas atitudes como retirar as taxas da faixa azul, então aí você diminui o tempo de transporte de massa. A gente tem hoje, problemas de paralisações das empresas. O prefeito fez o anúncio, mas até hoje o projeto nunca chegou pra gente, como vereador discutir e, a questão da redução da passagem, eu não sou contra mas a gente tem que fazer as coisas com muita responsabilidade, como gestor público essa medida populista lá na frente com certeza alguém vai ter que pagar a conta", completou.
Joãozinho comentou também sobre os impasses políticos nesses primeiros seis meses da nova gestão. "Acredito que têm vários pontos, acho que o prefeito tem que desarmar um pouco palanque e a condução dele junto com a Câmara dos Vereadores é da pior possível. A Câmara é muito importante nesse processo o presidente não consegue governar através de decreto vai chegar uma hora que precisa fazer remanejamento. Ele vai ter que ter um diálogo com a Câmara se não tiver esse diálogo a gestão dele vai ficar engessada. Outras situações que outros vereadores reclamam, é a questão do trato dos secretários junto com os vereadores e com as lideranças comunitárias. Falta manejo político por parte inclusive do próprio prefeito", ressaltou o vereador.
O vereador aproveitou o momento para parabenizar o prefeito pela trabalho de estruturação da vacina em Maceió. " A vacinação de Maceió está muito bem estruturada. Eu não tenho nenhuma dificuldade mesmo fazendo parte da oposição em fazer um elogio quando a gestão acerta, ele tem feito um bom trabalho em relação a isso e realmente não tenho nem o que reclamar como vereador", comemorou.
Para finalizar, Joãozinho fez mais uma cobrança a gestão de JHC. "A Prefeitura tem tido dificuldade para atender essas demandas eu espero que seja só questão de início de gestão. Uma das demandas mais urgentes que temos é a da Lei de acesso à informação, já tinha falado por diversas vezes, cobrado da bancada e vários vereadores. Se a Prefeitura não está atendendo um vereador que foi eleito pelo povo que tem prerrogativa pra isso, imagine um cidadão comum. Tive que ir até ao Ministério Público e o prefeito mais do que tudo deve saber o quanto o acesso a informação é importante, até porque ele foi deputado federal e era das pessoas que mais solicitava de acordo com a Lei do Acesso à Informação e agora que o núcleo de anticorrupção na prática não funciona os secretários não responderam aos vereadores. Falta transparência.", concluiu.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
