Covid -19

2° caso: maceioense tem vacinação negada após CPF constar em Salvador

No primeiro caso, a capital baiana informou que houve um erro na digitação

Por 7Segundos 28/06/2021 14h02 - Atualizado em 28/06/2021 17h05
2° caso: maceioense tem vacinação negada após CPF constar em Salvador
Drive-thru do Jaraguá - Foto: Secom/Maceió

Mais uma vez uma pessoa teve a vacinação negada em um ponto de vacinação de Maceió após o CPF constar como já imunizado em outro estado. Como ocorreu com um empresário na semana passada, constava no Sistema Único de Saúde (SUS) que a pessoa também havia sido imunizada na cidade de Salvador, capital da Bahia.

Uma mulher, que teve nome preservado, tentou se vacinar no ponto de imunização do bairro do Jaraguá nesse domingo (28), na capital alagoana. Ao 7Segundos, o marido dela contou que deixou os filhos em casa e passou três horas na fila para descobrir que a esposa não seria vacinada.

“Disseram que já constava como vacinada em Salvador. Como assim? Minha esposa não saiu de Maceió. Inclusive, estou com a perna quebrada e ela tem me ajudado a ir para todos os lugares há dias. As câmeras do nosso condomínio podem comprovar que estávamos aqui”, afirmou.

Na semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) entrou em contato com a Prefeitura de Salvador, que alegou que a situação ocorreu por causa de um erro de digitação no sistema. Ao 7Segundos, a assessoria de comunicação da SMS disse o que apura aconteceu neste segundo caso.

A SMS entrou em contato com mulher que irá se vacinar ainda hoje.

Confira a nota oficial da secretaria:

"A Secretaria Municipal de Saúde informa que trabalha para identificar os possíveis erros que levaram ao registro de vacinação de pessoas que não teriam recebido qualquer dose do imunizante em outras cidades. E destaca que em todos os casos já solucionados foi identificado o problema como erro na digitação de CPF ou Cartão SUS em sistemas independentes utilizados pelos municípios.

O órgão orienta que em casos como estes, é importante que o usuário entre em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para registro e acompanhamento da análise do fato. Em seguida, técnicos da pasta fazem o levantamento junto ao município no qual consta a dose aplicada para identificação do problema e possível correção.

Assim que corrigido o problema, o usuário é contactado para se dirigir a um ponto de vacinação e tomar a dose do imunizante sem necessidade de enfrentar fila novamente."