Ministro não fala em racionamento, mas pede uso consciente de energia
Em meio à crise em reservatórios de usinas hidrelétricas, o ministro de Minas e Energia fez pronunciamento em cadeia nacional
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, descartou racionamento, em fala nesta segunda-feira (28/6), mas pediu que a população diminua o consumo de energia de forma “voluntária”. “O uso consciente de água e energia reduzirá a pressão sobre o setor elétrico”, disse.
As declarações foram dadas durante pronunciamento em cadeia de rádio e televisão, em meio à pior crise de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas dos últimos 91 anos.
“Encaminhamos ao Congresso Nacional uma medida provisória cujo objetivo é fortalecer a governança do processo decisório neste momento de crise hídrica. Em parceria com a indústria, estamos finalizando o desenho de um programa voluntário que incentiva as empresas a deslocarem o consumo dos horários de maior demanda de energia para os horários de menor demanda, sem afetar a sua produção e o crescimento econômico do país”, afirmou.
“Essas medidas são essenciais, mas, para aumentar nossa segurança energética, é fundamental que, além dos setores do comércio, de serviços e da indústria, a sociedade brasileira, todo cidadão-consumidor, participe desse esforço, evitando desperdícios no consumo de energia elétrica.”
Solução
Para contornar o problema, o governo tem adotado uma série de medidas. Uma delas é uma medida provisória (MP) para centralizar a gestão da água e, assim, diminuir o uso dos reservatórios.
Por conta da crise hídrica, a geração de energia por termelétricas tem batido recordes nas últimas semanas, o que impacta diretamente as contas de luz. Nesta terça-feira (29), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá anunciar um reajuste nas bandeiras tarifárias, que são cobradas nas contas de luz quando o custo de geração de energia sobe muito.
O governo também prepara um leilão para colocar mais usinas térmicas no sistema, além de negociar com operadores a inauguração de usinas de geração de energia e também de linhas de transmissão de energia.
Últimas notícias
MPs de AL e BA desarticulam e denunciam organização que comandava maior tráfico de aves do país
Caminhão desce sem freio e provoca colisão com dois carros em Palmeira dos Índios
Cibele Moura celebra vitória de João Neto na presidência do CRF-AL
[Vídeo] Tartaruga verde é resgatada com marcas de rede e traumatismo craniano
Suspeito de atirar em escola indígena é preso em Palmeira dos Índios
Após mobilização, filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal é encontrado
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
