Política

Renan sobre Bolsonaro: 'Veiculador de fake news, agora está com amnésia'

Relator da CPI da COVID diz que presidente participou das negociações sobre a compra da Covaxin

Por Correio Braziliense 29/06/2021 14h02
Renan sobre Bolsonaro: 'Veiculador de fake news, agora está com amnésia'
Renan Calheiros durante reunião desta terça da CPI da COVID(foto: Pedro França/Senado) Renan Calheiros durante reunião desta terça da CPI da COVID - Foto: Pedro França

Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID no Senado, Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou nesta terça-feira (29) que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “é um contumaz veiculador de fake news” e estaria com “amnésia”.

A declaração aconteceu após o senador Fernando Bezerra (MDB-PE) dizer que Bolsonaro avisou a Eduardo  Pazuello, ex-ministro da Saúde, a respeito da suspeita de  superfaturamento na compra de vacinas antiCOVID Covaxin.

“O presidente da República, que é um contumaz veiculador de fake  news, ele agora está com amnésia. Seria o caso deste contumaz e  compulsivo veiculador de fake news dele recuperar um pouco sua memória”, começou a dizer Calheiros, durante reunião da CPI da COVID desta terça.

“No dia 8 de janeiro, ele mandou uma carta pedindo para comprar 20 milhões  de doses de vacina, no mesmo momento em que tinha recusado 170 milhões  da Pfizer, do Butantan e da OMS. No dia 25 de fevereiro, o acordo foi  fechado”, disse o relator.

“Em 10 de março, o  presidente da República sancionou a medida provisória na qual o deputado Ricardo Barros incluiu a emenda autorizando a compra da Covaxin. Quando Luis Miranda foi falar com ele, foi 10 dias depois, em 20 de março”,  completou Calheiros, dizendo que Bolsonaro teve participação na compra  do imunizante.

Na reunião desta terça da CPI, os senadores colhem o depoimento do  deputado estadual Fausto Vieira dos Santos (MDB-AM). Ele foi relator de  uma CPI da COVID na Assembleia Legislativa do Amazonas.