Prazo para o alistamento militar é prorrogado
Os candidatos terão até o próximo dia 31 de agosto para realizar sua apresentação
O prazo para a realização do alistamento militar obrigatório foi prorrogado até 31 de agosto do corrente ano. A alteração da data foi feita por meio do decreto de nº 10.731, de 28 de junho, assinado pelo Presidente da República Jair Bolsonaro. Antes disso, a data-limite anterior previa o término do alistamento no dia 30 de junho.
Além de aumentar o prazo para a realização do alistamento, o decreto também prevê o acréscimo de tempo, de trinta para sessenta dias, para os brasileiros naturalizados ou por opção, realizarem o alistamento ou normalizarem sua situação militar, contando do recebimento do Certificado de Naturalização.
Como realizar o alistamento?
O cidadão brasileiro, do sexo masculino, no ano que completa 18 anos deverá acessar o site alistamento.eb.mil.br ou baixar o aplicativo do Exército Brasileiro em seu smartphone, nas principais lojas de aplicativo.
No caso de ter perdido o prazo ou ter idade maior que 18 anos, basta ir a uma Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência e regularizar sua situação. Vale ressaltar que neste caso, o app ou o site não podem ser utilizados. Ir à Junta é a única opção, mas fique atento as medidas sanitárias e aos decretos governamentais. O horário de funcionamento é das 8h as 13h.
Ao término do processo de alistamento, será gerado um Certificado de Alistamento Militar (CAM). Ele deverá ser impresso e guardado, pois é o único documento que o candidato terá, como comprovante de alistamento e serve, até a data de seu vencimento, como situação militar.
Vale lembrar, também, que não estar em dia com o Serviço militar pode acarretar problemas futuros, como a não emissão de passaporte, não poder se matricular em Centros de Ensino Superior, impossibilidade de assumir cargos públicos ou a prestação de concursos entre outros.
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
