Estudo aponta maior risco de contágio pela covid-19 em terminais de ônibus
O vírus foi encontrado predominantemente em banheiros, terminais de autoatendimento, corrimões, playgrounds e equipamentos de ginástica ao ar livre

A crença de que as pessoas estão mais expostas a contraírem o novo coronavírus no transporte público acaba de ganhar respaldo científico.
Um novo estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Pernambuco, que recolheu amostras de superfícies situadas em vários pontos do Recife para identificar a presença do vírus causador da covid-19, concluiu que os lugares com maior risco de contaminação são os terminais de ônibus, com 48,7% das amostras positivas, seguidos dos arredores de hospitais (26,8%).
Para essa investigação, foram coletadas 400 amostras de superfícies muito tocadas por diferentes usuários, como maçanetas, torneiras, vasos sanitários, interruptores de luz, leitores de biometria, catracas, corrimão de escadas, entre outros, em diversos pontos da capital pernambucana.
Os lugares foram selecionados por atenderem a duas condições: grande fluxo e alta concentração de pessoas; e organizados em seis grupos:
terminais de passageiros;
unidades de saúde;
parques públicos;
mercados públicos;
áreas de praia;
e centro de distribuição de alimentos.
As amostras foram submetidas ao exame padrão ouro para detecção do novo coronavírus, o RT-qPCR.
Do total de amostras obtidas, foi confirmada a presença do novo coronavírus em 97 (24%). Quase metade delas foram recolhidas em terminais integrados de ônibus (47 amostras positivas, ou 48,7%), onde as superfícies com maior índice de contaminação foram os terminais de autoatendimento e os corrimões.
Lindomar Pena, pesquisador da Fiocruz Pernambuco e coordenador do estudo, ressalva que não foi detectado vírus ativo nos exames. "Porém, em algum momento, ele esteve ativo naquele local, o que demonstra serem ambientes onde há mais gente infectada circulando", explica.
As áreas próximas às unidades de saúde ficaram em segundo lugar, com 26,8% das amostras positivas, seguidas dos parques públicos (14,4%), mercados públicos (4,1%), praias (4,1%) e outros lugares (2,2%).
O vírus foi encontrado predominantemente em banheiros, terminais de autoatendimento, corrimões, playgrounds e equipamentos de ginástica ao ar livre.
As coletas utilizaram ferramentas de georreferenciamento para situar os locais com exatidão. Outro aspecto contemplado pelos estudiosos foi a classificação das superfícies pelo tipo de material, com o vírus sendo encontrado com maior frequência em superfícies metálicas (46,3%) e plásticas (18,5%).
"Tomados em conjunto, os resultados indicaram contaminação extensa por Sars-CoV-2 em superfícies públicas, sugerindo a circulação de pessoas infectadas nessas áreas e um risco potencial de infecção", diz Lindomar.
"Os resultados podem ajudar as autoridades de saúde pública a priorizarem recursos e estabelecerem políticas eficazes para conter a transmissão comunitária do Sars-CoV-2 nos pontos de controle críticos da covid-19 identificados no estudo", complementa.
O doutorando em BBS (Biociências e Biotecnologia em Saúde) na Fiocruz Pernambuco e autor principal do artigo, Severino Jefferson Ribeiro, ressalta a importância dos achados da pesquisa.
"Além desses resultados servirem como subsídio para as autoridades de saúde, este trabalho permitiu observar que a população não está seguindo rigorosamente as medidas voltadas para prevenir a transmissão do vírus", afirma.
"E, infelizmente, isso acaba refletindo no que estamos vivendo atualmente, com o aumento descontrolado do número de casos de covid-19 no estado [de Pernambuco]", explica Jefferson.
Além dele, outros dois pós-doutorandos, cinco doutorandos e duas mestrandas da instituição participam da pesquisa, que conta ainda com a participação de Alain Kohl, pesquisador da Universidade de Glasgow (Escócia).
O artigo completo, intitulado "Widespread Contamination of Sars-CoV-2 on Highly Touched Surfaces in Brazil During the Second Wave of the Covid-19 Pandemic", está disponível em preprint na plataforma Medrxiv.
Últimas notícias

Caio Bebeto repudia maus-tratos a cavalo no Benedito Bentes e cobra punição aos responsáveis

Cabo Bebeto critica veto de Paulo Dantas a projeto que beneficia pessoas com deficiência em Alagoas

Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças

Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos

Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
