Conselho de Saúde esclarece informação sobre vacinas aplicadas fora da validade no Brasil
A informação sobre os dados foram divulgados pelo jornal Folha de S.Paulo
O Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde (Conasems), emitiu na nesta sexta-feira (02), uma nota sobre a informação de que vacinas foram aplicadas fora do prazo de validade no Brasil.
De acordo com o texto, os lotes de vacinas são devidamente verificados quanto ao prazo de validade e existe triagem rigorosa nesse processo.
"No início da vacinação nos meses de janeiro e fevereiro o sistema de informações do PNI apresentava muita instabilidade, o que não permitia alimentação célere das doses aplicadas, com consequente atraso na digitação. Além disso o tempo da digitação é muito maior que o tempo da vacinação, não é possível informar os dados em tempo real." explicou.
O conselho ainda esclareceu que a data de digitação dos dados do vacinado não necessariamente correspondem ao dia efetivo da vacinação.
"Em locais de vacinação organizados para aumentar o acesso da população à vacina como drive thru, centros de vacinação, vacinação extramuros em algumas instituições (ILPI, penitenciárias, entre outros), os dados são inseridos no sistema de informação a posteriori", pontuou o Conselho.
Em outro ponto da nota, o Conselho destacou que as vacinas são adquiridas pelo Ministério da Saúde de forma responsável.
"Lembramos ainda que o número de doses de vacina para covid-19 adquiridas e distribuídas pelo MS, sempre foi muito aquém da necessidade para cumprirmos com o PNO, ou seja, na realidade assim que chegaram nos municípios foram imediatamente aplicadas, não havendo a possibilidade de expirar seu prazo de validade. Portanto, os municípios brasileiros priorizam o ato de vacinar e proteger a população e seguem firme no propósito de defesa do Sistema Único de Saúde – SUS.", concluiu.
Últimas notícias

Polícia flagra bando praticando tráfico de drogas em Maragogi

Mercado reduz previsão para expansão da economia em 2025

Empregador que integrar 'lista suja' do trabalho escravizado pode ficar inelegível
![[Vídeo] Motorista de Ford Fiesta é o único identificado em acidente que deixou quatro mortos na AL-115](https://img.7segundos.com.br/u_TPbWH9bnPqWWsB0xTMEaGp9tU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-30-at-185609.jpeg)
[Vídeo] Motorista de Ford Fiesta é o único identificado em acidente que deixou quatro mortos na AL-115

Polícia flagra falsa de guia de turismo em Maragogi

Benedito Bentes comemora 39 anos com festa grandiosa promovida pela Prefeitura de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
