Conselho de Saúde esclarece informação sobre vacinas aplicadas fora da validade no Brasil
A informação sobre os dados foram divulgados pelo jornal Folha de S.Paulo
O Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde (Conasems), emitiu na nesta sexta-feira (02), uma nota sobre a informação de que vacinas foram aplicadas fora do prazo de validade no Brasil.
De acordo com o texto, os lotes de vacinas são devidamente verificados quanto ao prazo de validade e existe triagem rigorosa nesse processo.
"No início da vacinação nos meses de janeiro e fevereiro o sistema de informações do PNI apresentava muita instabilidade, o que não permitia alimentação célere das doses aplicadas, com consequente atraso na digitação. Além disso o tempo da digitação é muito maior que o tempo da vacinação, não é possível informar os dados em tempo real." explicou.
O conselho ainda esclareceu que a data de digitação dos dados do vacinado não necessariamente correspondem ao dia efetivo da vacinação.
"Em locais de vacinação organizados para aumentar o acesso da população à vacina como drive thru, centros de vacinação, vacinação extramuros em algumas instituições (ILPI, penitenciárias, entre outros), os dados são inseridos no sistema de informação a posteriori", pontuou o Conselho.
Em outro ponto da nota, o Conselho destacou que as vacinas são adquiridas pelo Ministério da Saúde de forma responsável.
"Lembramos ainda que o número de doses de vacina para covid-19 adquiridas e distribuídas pelo MS, sempre foi muito aquém da necessidade para cumprirmos com o PNO, ou seja, na realidade assim que chegaram nos municípios foram imediatamente aplicadas, não havendo a possibilidade de expirar seu prazo de validade. Portanto, os municípios brasileiros priorizam o ato de vacinar e proteger a população e seguem firme no propósito de defesa do Sistema Único de Saúde – SUS.", concluiu.
Últimas notícias
Maragogi recebe nesta sexta (25) evento de negócios do BNB para empresários
Advogada arapiraquense emociona ao se despedir de Bruno Avelar nas redes
Sondagens apontam PSDB com três cadeiras e Sales na liderança da chapa
TJAL manda prender acusados pela morte de Cláudia Pollyanne em Alagoas
Em Arapiraca, JHC defende terceira macrorregião de saúde para atender Sertão
Hospital do Pilar registra 251 cirurgias de moradores de Atalaia
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
