Saúde

Vacina contra a gripe tem público ampliado e movimento intenso em Maceió

Nesta nova etapa, podem se vacinar pessoas a partir dos 6 meses idade

Por 7Segundos 06/07/2021 12h12 - Atualizado em 06/07/2021 12h12
Vacina contra a gripe tem público ampliado e movimento intenso em Maceió
Unidade de Saúde da Família (USF) Pitanguinha - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

A Prefeitura de Maceió ampliou a vacinação contra a Influenza para toda a população de Maceió a partir dos 6 meses idade. Os interessados podem se dirigir até uma das 53 Unidades de Saúde que estão aplicando a vacina, das 8h às 16h, exceto as exclusivas para a vacinação contra a Covid-19.

O 7Segundos esteve, nesta terça-feira (06), na Unidade de Saúde da Família (USF) da Pitanguinha e registrou grande procura de pessoas em busca do imunizante. A enfermeira Tatiana Carla informou que de ontem para hoje já foram aplicadas 700 doses.

“Desde ontem à tarde, quando fomos informados que a vacinação tinha sido ampliada para a população, nós fizemos em torno de 700 doses e fomos abastecidos com mais vacinas para atender a população”, contou.

Segundo Tatiana Carla, a vacinação contra a Influenza segue enquanto durarem os estoques dos imunizantes.

“As pessoas têm o pensamento de que a vacina vai acabar, porém de acordo com o que vai sendo feito vai sendo dado baixa e o pessoal do PNI [Programa Nacional de Imunizações] entra em contato para poder sempre tá abastecendo o município com mais vacinas”, explicou a enfermeira.

Ela sugere que as pessoas dêem preferência a vacina contra a Covid-19 e aguarde 14 dias para se vacinar contra a H1N1.

“Nós fazemos uma triagem, procuramos sempre saber sempre se a pessoa tomou a vacina contra a Covid ou se está próximo a tomar pela idade. Caso a pessoa esteja contemplada para tomar a vacina, nós orientamos que dê preferência em tomar a vacinação contra a Covid e 14 depois procure qualquer unidade mais próxima a sua casa para se vacinar contra a Influenza. Só não pode deixar de tomar nenhuma, nem outra”, disse Tatiana.

Enfermeira Tatiana Carla - Foto: Ellen Oliveira/7Segundos

O que é necessário para se vacinar?

Para se vacinar, é necessário levar cartão de vacina e documento de identificação com foto. Puérperas também precisam levar a certidão de nascimento do filho/filha, cartão de gestante ou documento emitido pelo hospital que realizou o parto.

Já os trabalhadores da saúde devem apresentar documentação que comprove o exercício profissional atual, a exemplo do contracheque, declaração emitida pelo estabelecimento de saúde onde atua ou carteira do respectivo conselho profissional.

Quem se imunizou contra a Covid-19 deve esperar, ao menos, 14 dias para receber a vacina H1N1.