41,2% dos brasileiros das classes C e D trocaram de celular na pandemia

Mesmo com cenário econômico desafiador, 41,2% dos brasileiros das classes C e D trocaram de celular na pandemia. E mais: 47,6% pretendem fazê-lo nos próximos 12 meses. Esses dados fazem parte da pesquisa Go2Mob/FirstCom, realizada pela Go2Mob em parceria com a FirstCom.
O estudo, que entrevistou 4.588 brasileiros das classes C e D de todos os estados do Brasil e Distrito Federal, também revela que, embora 66,1% dos participantes tenham uma renda familiar inferior a R$ 1 mil mensais, 58,2% dos participantes possuem aparelhos com preço médio acima de R$ 2 mil.
Quando questionados sobre como utilizam o smartphone no dia a dia, a atividade mais comum é o acesso às redes sociais (54%). Os brasileiros também usam seus dispositivos móveis para jogar (31%), assistir a vídeos (29%), trocar mensagens de texto (28%), fazer ligações de voz (26%), fotografar ou gravar vídeos (23%) e comprar (11%).
Entre os que trocaram de celular na pandemia, a maioria optou por um dispositivo da sul-coreana Samsung (49%). Em segundo lugar, aparece a Motorola (21,4%), seguida pela chinesa Xiaomi (6,9%) e a norte-americana Apple (6,4%). O cenário é parecido entre aqueles que pretendem realizar a mudança nos próximos 12 meses. A Samsung lidera a preferência (40,3%), seguida por Motorola (17,3%), Xiaomi (17,1%) e Apple (14,5%).
Janela para o mundo
As classes C e D utilizam o celular principalmente para acessar as redes sociais. Entre os canais preferidos, o mais popular é o WhatsApp (58%). Os participantes também utilizam Facebook (52%), Instagram (36%) e YouTube (29%). Plataformas como Twitter (6%), Pinterest (5%), LinkedIn (2%) e Clubhouse (1%) são menos utilizadas. Apenas 9% dos respondentes disseram não acessar as mídias.
Para trocar mensagens de texto pelo celular na pandemia e realizar chamadas de vídeo, o WhatsApp também é o favorito, com 77% da preferência. Mas os entrevistados também utilizam Facebook (19%), SMS (16%), Telegram (6%), Google Meet (5%), Zoom (3%), Microsoft Teams (2%) e Skype (2%). Outras ferramentas são acessadas por 6% dos participantes e 8% não utilizam aplicativos do tipo no telefone.
Os aplicativos preferidos
Cada vez mais populares, os aplicativos de bancos são bastante utilizados pelos brasileiros das classes C e D. O mais comum é o da Caixa Econômica Federal (18%), seguido por Nubank (10%), Itaú Unibanco (8%), Banco do Brasil (8%) e Santander (6%). Entretanto, parte dos entrevistados (39%) ainda não têm esse tipo de aplicativo no celular.
“A liderança da Caixa é um reflexo do pagamento do auxílio emergencial, que levou muitos brasileiros a abrir conta e utilizar um app de banco pela primeira vez”, explica Alexandre Ramalho, CEO da Go2Mob. “Mas ainda há mercado para os bancos crescerem nestas faixas sociais, já que quase 40% informaram não possuir aplicativos de banco no celular, sinalizando que boa parte ainda é desbancarizada”, acrescenta Luis Claudio Allan, CEO da FirstCom.
Quando o assunto são as plataformas de compra, a mais popular entre os entrevistados é o Mercado Livre (21%). iFood (11%), Americanas (10%), Magalu (8%) e Amazon (6%) também compõem o Top 5. Já ao serem questionados sobre os apps de transporte preferidos, a maioria (49%) afirmou não utilizar esse tipo de serviço. Entre os que utilizam, a Uber é o favorito (20,9%), mas os entrevistados que trocaram de celular na pandemia também usam 99 (16,3%) e outros aplicativos (13,9%) .
Últimas notícias

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste

Aliados de JHC pedem reforma no secretariado para atender lideranças no interior de Alagoas

Com Tereza Nelma e Renato Filho na chapa, MDB espera fazer quatro deputados federais

Homens são flagrados fazendo sexo em plena luz do dia na Praia da Avenida

Presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de CT& é reeleito

Procon Alagoas divulga pesquisa de preços para a Semana Santa
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
