Covid -19

Em pelo menos 30 cidades alagoanas, pessoas se negaram a tomar vacina contra covid-19

Foram 35 municípios que responderam o questionário dessa semana

Por Marcos Filipe Sousa 09/07/2021 14h02
Em pelo menos 30 cidades alagoanas, pessoas se negaram a tomar vacina contra covid-19
Vacinação contra Covid-19 - Foto: Secom Maceió

Um dado preocupante divulgado nesta sexta-feira (09) pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que em pelo menos, 30 cidades do Estado, ocorreram casos de pessoas que se negaram a se vacinar contra a covid-19.

Foram 35 municípios que responderam o questionário dessa semana, onde quatro informaram que não registraram esse tipo de situação e um não respondeu.

Na região Nordeste, o Estado da Bahia foi o que registrou mais situações como essa, foram 114 cidades. A maior ocorrência de pessoas que se negaram a se imunizar foi Minas Gerais com o registro em 326 municípios.

Nesta semana foram ouvidos 2.715 gestores, o que representa 48,8% do total de prefeituras do país. Dentre as perguntas, a polêmica da aplicação de imunizantes fora da validade foi confirmada por apenas 2,3% dos pesquisados, ou seja, nove cidades.

Outra novidade da 16ª edição do levantamento, feito entre os dias 5 e 8 de julho, é a possibilidade de escolha de vacinas por parte da população. Em 68,5% dos Municípios entrevistados, a escolha pelo tipo da vacina é uma prática comum, são ao todo 1.860 cidades onde a população está tendo este comportamento, em 20,2% não está ocorrendo isto.

Além disso, a vacina da Janssen já foi distribuída para 89,4% dos Municípios, ela difere das demais por ser aplicada em uma única dose.