Após 8 meses, pandemia volta a mostrar evidências de controle em AL
Queda no número de caso registrados, mortes e ocupação de leito

Alagoas voltou a apresentar evidências de controle na transmissão da Covid-19 no encerramento da 27ª Semana Epidemiológica de 2021. De acordo com Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para o Enfrentamento da Covid-19, foram meses de descontrole e desde novembro do ano passado evidências de controle não eram registradas.
No período citado, foram registrados 4.507 novos casos e 115 novos óbitos, reduções de 8% e 17%, respectivamente.
Apesar da redução, os números seguem elevados e espacialmente desiguais, com algumas regiões apresentando aumentos na incidência da Covid-19. Arapiraca, por exemplo, segue na liderança no número de casos por cem mil habitantes.
Além disso, o número de casos suspeitos registrados em Alagoas também sofreu uma redução. A semana se encerrou com 9.428 exames pendentes, a primeira vez que esse indicador fica abaixo dos 10 mil desde o final do mês de abril, dez semanas atrás. A proporção de casos confirmados também caiu: agora 29% dos exames realizados pelo Laboratório Central de Alagoas retornam positivo para infecção, um número menor que antes, mas ainda elevado.
A queda nos indicadores também foi observada na ocupação dos leitos de UTI, com a ocupação média do estado em 66% neste sábado (10), novamente abaixo do limite de 70% recomendado pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste (C4NE). Apesar disso, alguns municípios se encontram em situação crítica, como Coruripe, Arapiraca e São Miguel dos Campos, que registraram taxas de 100%, 92% e 70% respectivamente.
No entanto, os pesquisadores ressaltam que os números ainda são elevados e não há uma uniformidade nos indicadores no estado, com fortes desigualdades regionais sendo observadas.
“Essas realidades devem ser levadas em consideração na hora de definir estratégias para o combate da pandemia nas regiões individuais, com a necessidade de medidas de controle ainda sendo uma realidade até que uma parcela maior da população esteja vacinada”.
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
