Secretário fala sobre os desafios do ordenamento de feiras livres na capital
Objetivo da Prefeitura é controlar as atividades de feirantes irregulares
Em entrevista exclusiva ao 7Segundos, nesta segunda-feira (12) o secretário de Segurança e Convívio Social, Thiago Prado, falou sobre as ações de ordenamento realizadas nas feirinhas e mercados públicos de Maceió. Nos últimos meses, a fiscalização no entorno desses locais foi intensificada, a fim de impedir a ocupação de feirantes irregulares vindos de municípios, que estavam causando transtorno aos comerciantes locais.
“No início da gestão, recebemos diversas demandas da população, de feirantes e também de lojistas acerca da necessidade premente do reordenamento do comércio informal. Nós visualizamos em diversos mercados e feiras que há, praticamente, outro mercado na parte externa, o que acaba prejudicando demasiadamente os próprios mercados. Isso porque o cidadão, em vez de entrar na feira acaba adquirindo os produtos na parte externa”, explicou Prado.

Equipes realizam rondas para orientar os ambulantes irregulares. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió
Nesse domingo (11), as secretarias de Segurança Comunitária de Convívio Social (Semscs) e do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) estiveram na Feirinha do Tabuleiro para realizar o reordenamento no entorno do local. A fiscalização atendeu solicitações de permissionários. A ação conjunta resultou na apreensão de um feirante que descumpriu as ordens da fiscalização. Ele se alterou contra os fiscais presentes e desacatou a Guarda Municipal, reagindo à prisão.
Segundo Prado, o ordenamento foi realizado em caráter de orientação. “Nossa principal ferramenta de trabalho é o diálogo, razão pela qual já estivemos reunidos com lojistas e feirantes. Entretanto, alguns comerciantes informais, que ficam nas partes externas dos mercados e feiras, pontualmente vem a descumprir reiteradamente as orientações passadas pelos fiscais e nesses casos, pontuais, não restam outras alternativas a não ser aplicar sanções administrativas previstas na nossa legislação municipal que podem incidir na apreensão da mercadoria que venha estar obstruindo o passeio ou a via pública”, finalizou Prado.
FEIRINHA DO BENEDITO BENTES
A Feirinha do Benedito Bentes II — um dos locais que as ações de fiscalizações ocorrem com bastante regularidade — é motivo de preocupação para a Semscs. Para Prado, após a inauguração da Ecovia Norte, o fluxo de veículos será intenso e, a fim de reduzir congestionamentos, já foi iniciado um diálogo com comerciantes locais. Ele afirma que o órgão vem estudando melhorias na região para que os feirantes possam ser alocados.
“Estamos na iminência da inauguração da Ecovia Norte, onde consequentemente aumentará bastante o fluxo de veículos naquela avenida. Hoje, para se ter uma ideia, o cidadão que reside no Benedito Bentes enfrenta um congestionamento de 40 a 60 minutos somente no trecho da avenida Benedito Bentes, em que a feira está alocada. Iniciamos o diálogo com os comerciantes, fizemos o cadastramento e estamos verificando qual a melhor área em que eles possam ser alocados, de modo eles possam continuar sua atividade econômica e a gente possa, por fim, desobstruir aquela importante avenida da parte alta da cidade”, explicou Prado.
Últimas notícias
Homem com deficiência é morto a tiros próximo ao antigo lixão de Arapiraca; suspeito foi preso
Lula diz que citou Bolsonaro em reunião com Trump: "É passado"
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
