Geral

Camponeses de Murici acampam no Palácio para encontro com governador

Em pauta, está a aquisição dessas áreas pelo Governo estadual

Por 7Segundos com Assessoria 20/07/2021 12h12
Camponeses de Murici acampam no Palácio para encontro com governador
Em pauta, está a aquisição dessas áreas pelo Governo estadual - Foto: Assessoria

Famílias camponesas dos acampamentos Bota Velha, Santa Cruz e Mumbuca estão acampadas no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, nesta terça-feira (20), para o encontro com o governador Renan Filho.

Em pauta, está a aquisição dessas áreas pelo Governo estadual. De acordo com a categoria, o governo assumiu compromisso de precificar as fazendas Bota Velha e Mumbuca junto ao Iteral, entre outros temas em torno do Plano Emergencial do Campo em discussão naquele contexto.

Além da audiência com o governador às 15h, as famílias camponesas irão participar da celebração ecumênica “Terra, pão e paz”, na Praça dos Martírios, em frente ao Museu Palácio Floriano Peixoto.

Comunidades


As comunidades resistem nas terras há mais de 20 anos. Elas enfrentam conflitos no campo no município de Murici, zona da mata de Alagoas. As ocupações resistiram a vários mandados de reintegração de posse, sendo o último, referente à Bota Velha, em 2019, quando o processo de execução foi suspenso.

Bota Velha e Santa Cruz são núcleos situados numa mesma fazenda, enquanto Mumbuca fica em outra área. Desde 1999, 100 famílias das comunidades Bota Velha e Santa Cruz e 43 famílias de Mumbuca produzem alimentos nas terras que se encontravam abandonadas por usinas falidas.