Camponeses de Murici acampam no Palácio para encontro com governador
Em pauta, está a aquisição dessas áreas pelo Governo estadual
Famílias camponesas dos acampamentos Bota Velha, Santa Cruz e Mumbuca estão acampadas no Palácio República dos Palmares, no Centro de Maceió, nesta terça-feira (20), para o encontro com o governador Renan Filho.
Em pauta, está a aquisição dessas áreas pelo Governo estadual. De acordo com a categoria, o governo assumiu compromisso de precificar as fazendas Bota Velha e Mumbuca junto ao Iteral, entre outros temas em torno do Plano Emergencial do Campo em discussão naquele contexto.
Além da audiência com o governador às 15h, as famílias camponesas irão participar da celebração ecumênica “Terra, pão e paz”, na Praça dos Martírios, em frente ao Museu Palácio Floriano Peixoto.
Comunidades
As comunidades resistem nas terras há mais de 20 anos. Elas enfrentam conflitos no campo no município de Murici, zona da mata de Alagoas. As ocupações resistiram a vários mandados de reintegração de posse, sendo o último, referente à Bota Velha, em 2019, quando o processo de execução foi suspenso.
Bota Velha e Santa Cruz são núcleos situados numa mesma fazenda, enquanto Mumbuca fica em outra área. Desde 1999, 100 famílias das comunidades Bota Velha e Santa Cruz e 43 famílias de Mumbuca produzem alimentos nas terras que se encontravam abandonadas por usinas falidas.
Últimas notícias
Feira da Agricultura Familiar terá apresentação cultural e oferta de produtos regionais em União dos Palmares
Polícia conclui que jovem de 17 anos não sofreu estupro coletivo; relações sexuais foram consentidas
Imperial Coro de Penedo representa Alagoas em encontro internacional no Sudeste do país
Prefeitura de Penedo entregará 10 ônibus escolares e 40 geladeiras industriais nessa sexta-feira (19)
Homem é encontrado morto em via pública no município de Penedo
Eduardo Canuto na Secretaria de Esporte pegou aliados de JHC desprevenidos
Vídeos e noticias mais lidas
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
