[Vídeo] PF desencadeia operação “Fim da Linha” contra esquema de lavagem de dinheiro em AL e PE
Grupo "hackeava" contas da Caixa Econômica Federal em SP e tranferia os valores para contas de alagoanos
A Polícia Federal em Alagoas deflagrou, na manhã desta quinta-feira, (22), a Operação “Fim da Linha”, para dar cumprimento a um mandado de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava em Maceió e era responsável pela lavagem de dinheiro e receptação de valores decorrentes de invasão de contas bancárias da Caixa Econômica Federal nos anos de 2017 e 2018. Os mandados foram expedidos pela 13ª Vara da Justiça Federal de Alagoas.
Segundo informações da PF, as investigações se iniciaram a partir de comunicação da Caixa Econômica Federal relatando que a conta de uma pessoa da cidade de Salto, em São Paulo, havia sido invadida por “hackers”, que transferiram a quantia de R$ 10 mil para uma conta na cidade de Maceió.
Após a instauração de inquérito policial na PF em Alagoas, foram realizadas pesquisas no Banco Nacional de Fraudes Bancárias, via Força Tarefa Tentáculos, que é uma parceria entre a Polícia Federal, e nas Instituições Financeiras no combate a fraudes bancárias, que revelou que outras contas alagoanas também receberam dinheiro de contas invadidas na cidade de Salto.
Com o aprofundamento das investigações, foi identificada uma organização criminosa em Maceió que recrutava pessoas que se dispunham a receber essas transferências fraudulentas de valores em suas contas e depois entregá-los em espécie aos recrutadores, recebendo em troca uma pequena parcela daquele valor.
Ainda segundo as investigações, elementos apontam que a atuação dessa organização criminosa esteja relacionada ao grupo preso na operação “Bandeirantes” deflagrada em 2018 pela Polícia Federal, que desarticulou uma organização criminosa nacional que fraudava sistemas informatizados de instituições financeiras para desviar recursos de correntistas.
O prejuízo estimado para a Caixa Econômica Federal, até o momento, foi de aproximadamente R$ 250 mil. Para tentar cibir o crime, o banco bloqueou várias outras transferências realizadas pelos criminosos.
Durante o cumprimento dos mandados, policiais federais prenderam o líder dessa organização criminosa em Recife, capital pernambucana. Ele deve encaminhado ao sistema prisional alagoano após ser submetido a exame de corpo de delito.
Segundo as investigações, o preso já responde pelos crimes de roubo e estelionato perante a Justiça de Alagoas.
Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, receptação e participação em furto mediante fraude.
Confira imagens da operação:
Últimas notícias
Com apenas 27% do público vacinado, Secretaria de Saúde reforça vacinação contra influenza
TRE-AL marca retotalização dos votos das eleições de 2022 para deputado federal
Rendimento do trabalhador alagoano acumula crescimento de 42% em três anos, aponta IBGE
Governo de Alagoas abre 26 vagas em concurso público para a Fapeal
Homem é preso com espingarda na comunidade indígena de Joaquim Gomes
Dia Nacional do Turismo: Maceió destaca avanços e crescimento no setor
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
