Política

Após suposta ameaça de golpe, Calheiros pede exoneração de Braga Netto

Ministro teria avisado sobre possibilidade de não ter eleição próximo ano

Por 7Segundos 22/07/2021 13h01
Após suposta ameaça de golpe, Calheiros pede exoneração de Braga Netto
Renan Calheiros (MDB-AL) durante sessão da CPI - Foto: Agência Senado

Relator da CPI, o senador Renan Calheiros (MDB) fez uma série de declarações no Twitter nesta quinta-feira (22) sobre a suposta ameaça de golpe do ministro da Defesa, o general Braga Netto.

A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo. A matéria diz que Braga Netto enviou um recado ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no qual ele avisava que, se não houver a aprovação do voto impresso e "auditável", não haveria eleições em 2022.

Renan Calheiros escreveu que o general deveria ser exonerado do cargo. Também disse que a democracia brasileira estava sendo ameaçada e que o Congresso não deveria admitir.

“As declarações de Braga Netto, irresponsáveis e inconsequentes, ofendem a Constituição e o povo. Ele tem que ser exonerado o quanto antes, removido do posto que ocupa. É um elemento perigoso para a democracia que todos – Executivo, Congresso, Judiciário, Forças Armadas e a nação – juramos preservar e defender. O Brasil não pode se sujeitar ao capricho de mantê-lo onde está”.

Tanto o ministro da Defesa, Braga Netto, como o deputado Arthur Lira negaram a existência do recado em questão. Lira ainda usou o Twitter para garantir a existência das eleições no próximo ano.

“A despeito do que sai ou não na imprensa, o fato é: o brasileiro quer vacina, quer trabalho e vai julgar seus representantes em outubro do ano que vem através do voto popular, secreto e soberano”.