Prefeitura busca soluções para problemas de mobilidade causados pelo afundamento do solo
Um dos problemas que vêm causando transtornos à população é o isolamento de um trecho na Avenida Major Cícero de Góes Monteiro
Representantes da Prefeitura de Maceió e da empresa Braskem se reuniram na manhã desta quinta-feira (22), na sede da gestão municipal, em Jaraguá, para debater e encontrar soluções de mobilidade devido aos danos causados em decorrência do afundamento do solo em cinco bairros da capital alagoana.
Para o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros), Ronnie Mota, as soluções devem reparar o prejuízo ocasionado pelo isolamento de um trecho da Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, nas imediações do Mutange, mas devem considerar também o planejamento para o futuro da capital.
“O problema do afundamento causou o isolamento de uma das três vias de transporte e trânsito da capital que cortavam a cidade no sentido Norte/Sul. Além disso, houve uma interrupção abrupta no serviço do VLT [Veículo Leve sobre Trilhos], que perdeu um trecho do seu trilho em decorrência do problema. Então, esses projetos têm que considerar a sobrecarga gerada em vias como a Avenida Fernandes Lima, no bairro do Farol, mas tem que considerar também o planejamento para o futuro de Maceió”, considera Mota.
As soluções, que ainda estão na fase de planejamento, consideram dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mapeamento telefônico, informações de origem e destino e mapas socioeconômicos de Maceió. Entre as propostas, estão a modernização da rede semafórica, duplicação de vias, requalificação de vias estruturantes e a construção de uma nova via que ligue diversos bairros.
Para Gardênia Nascimento, secretária-adjunta de Estratégia e Projetos Estruturantes da Secretaria de Governo, as propostas são uma primeira etapa na reparação, mas ainda deverão passar pelo crivo da Prefeitura e atender a legislação.
“A ideia inicial é trabalhar em cinco etapas, que terão que ter a aprovação do município e devem cumprir com todas as obrigações de licenças ambientais”, destacou Gardênia.
O superintendente municipal de Transporte e Trânsito, André Costa, destacou o benefício da modernização da semaforização e que é preciso investir no monitoramento das principais vias de trânsito.
“A semaforização irá contribuir com a redução do tempo de viagem e de deslocamento, mas é preciso destacar que ainda há dúvidas sobre a migração da população e esse monitoramento por vídeo poderá nos indicar quais pontos necessitam de intervenção em tempo real”, concluiu.
Últimas notícias
Empreendedora transforma desafio familiar em salão de referência em Girau
Polícia Federal indicia 48 investigados por fraudes em descontos no INSS
Marina JHC celebra transformação de paciente atendida pelo Sorriso da Gente
Ex-funcionária é presa suspeita de desviar R$ 43 mil em vale-alimentação
Inmet emite alerta de chuvas intensas para 54 cidades de Alagoas
Motociclista sofre múltiplas fraturas após acidente na Ponte Divaldo Suruagy
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
