Vacinação contra a Influenza segue apenas nas unidades de saúde
Cobertura ainda não atingiu meta de 90% de todo grupo prioritário
A vacinação contra a Influenza terá continuidade em Maceió até a finalização dos estoques de doses do imunizante. Mas a partir de segunda-feira (26), a aplicação dessas doses estará disponível para a população em geral, a partir dos seis meses de idade, apenas nas 53 unidades de saúde do município definidas para a campanha.
“Com a adoção das novas estratégias da campanha, o saldo de vacinas que tínhamos em estoque já está bastante reduzido, por isso, vamos concentrar os esforços da imunização contra a Influenza apenas nas salas de vacina das unidades do município”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde de Maceió, Fernanda Rodrigues.
Com um total de 171.806 doses aplicadas até este sábado (24), Maceió alcançou o percentual de 78,45% da população do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde para cobertura vacinal na campanha de imunização contra a Influenza, que é de 219.010 pessoas.
A Secretaria de Saúde de Maceió colocou em prática duas medidas estratégicas para aumentar a cobertura: intensificou a aplicação de doses da vacina com a realização do “Dia D”, em 9 de julho; e ampliou a imunização para toda a população. Mesmo assim, o percentual não atingiu a meta de 90% definida pelo Ministério da Saúde para o público-alvo da campanha.
Correção do percentual
No último dia 14, foi informado que Maceió havia alcançado 81,56% de imunização. No fechamento dos números da semana, observou-se que o cálculo havia incluído 41.968 pessoas do público em geral que haviam se vacinado desde a abertura da campanha para as pessoas acima de seis meses de idade que não compõem o público preferencial.
Esta análise não se aplica ao cálculo da meta preconizada pelo MS, que considera, para efeitos de imunização, as categorias que constituem o público preferencial, mais suscetíveis a complicações por infecção viral.
A Gerência de Imunização de Maceió chama a atenção de quem ainda não se vacinou contra a doença para procurar as unidades de saúde para receber sua dose do imunizante e prevenir casos graves de infecção por Influenza, que costumam aumentar durante o inverno.
“É fundamental alcançarmos a meta de cobertura vacinal do público-alvo da campanha, que é mais suscetível à doença. A meta é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza”, afirma a enfermeira Joyce Marques, técnica da Gerência de Imunização do município.
Em relação às doses aplicadas para o grupo preferencial da campanha, apenas o dos idosos superaram a meta do Ministério, com a aplicação de 76.424 doses, correspondente a um percentual de 94,54%.
Nos demais públicos do grupo prioritário, a cobertura se encontra da seguinte forma: crianças a partir dos seis meses (50.526 doses – 63,71%); gestantes (6.671 doses – 63,05%); puérperas (964 doses – 55,43%); trabalhadores de saúde (30.037 doses – 86,79%) e professores (7.184 doses – 60,16%).
Somando os esforços na campanha de imunização contra a Influenza, a vacinação da população geral também alcançou um bom resultado até o momento, com a aplicação de 108.340 doses do imunizante.
Onde se vacinar contra a Influenza
Para aqueles que ainda não puderam se vacinar contra a Influenza, a Gerência de Imunizações do município informa que a população deve se dirigir a uma das 53 unidades de saúde que estão aplicando a vacina no horário das 8h às 17h.
Últimas notícias
Silvânia Aquino anuncia saída da Banda Calcinha Preta e encerra ciclo marcante no forró romântico
Hugo Motta dá carta branca a Derrite para conduzir Marco Legal contra Crime
Alfredo Gaspar surpreende e determina apreensão do celular de Igor Delecrode na CPMI do INSS
Comunicação de Junqueiro se destaca em Alagoas com equipe criativa e gestão moderna
Incêndio atinge pátio de veículos em Rio Largo e destrói mais de 100 motocicletas
Confusão entre mototaxistas causa tumulto no Centro de Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
