Vacinação contra a Influenza segue apenas nas unidades de saúde
Cobertura ainda não atingiu meta de 90% de todo grupo prioritário
A vacinação contra a Influenza terá continuidade em Maceió até a finalização dos estoques de doses do imunizante. Mas a partir de segunda-feira (26), a aplicação dessas doses estará disponível para a população em geral, a partir dos seis meses de idade, apenas nas 53 unidades de saúde do município definidas para a campanha.
“Com a adoção das novas estratégias da campanha, o saldo de vacinas que tínhamos em estoque já está bastante reduzido, por isso, vamos concentrar os esforços da imunização contra a Influenza apenas nas salas de vacina das unidades do município”, afirma a diretora de Vigilância em Saúde de Maceió, Fernanda Rodrigues.
Com um total de 171.806 doses aplicadas até este sábado (24), Maceió alcançou o percentual de 78,45% da população do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde para cobertura vacinal na campanha de imunização contra a Influenza, que é de 219.010 pessoas.
A Secretaria de Saúde de Maceió colocou em prática duas medidas estratégicas para aumentar a cobertura: intensificou a aplicação de doses da vacina com a realização do “Dia D”, em 9 de julho; e ampliou a imunização para toda a população. Mesmo assim, o percentual não atingiu a meta de 90% definida pelo Ministério da Saúde para o público-alvo da campanha.
Correção do percentual
No último dia 14, foi informado que Maceió havia alcançado 81,56% de imunização. No fechamento dos números da semana, observou-se que o cálculo havia incluído 41.968 pessoas do público em geral que haviam se vacinado desde a abertura da campanha para as pessoas acima de seis meses de idade que não compõem o público preferencial.
Esta análise não se aplica ao cálculo da meta preconizada pelo MS, que considera, para efeitos de imunização, as categorias que constituem o público preferencial, mais suscetíveis a complicações por infecção viral.
A Gerência de Imunização de Maceió chama a atenção de quem ainda não se vacinou contra a doença para procurar as unidades de saúde para receber sua dose do imunizante e prevenir casos graves de infecção por Influenza, que costumam aumentar durante o inverno.
“É fundamental alcançarmos a meta de cobertura vacinal do público-alvo da campanha, que é mais suscetível à doença. A meta é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza”, afirma a enfermeira Joyce Marques, técnica da Gerência de Imunização do município.
Em relação às doses aplicadas para o grupo preferencial da campanha, apenas o dos idosos superaram a meta do Ministério, com a aplicação de 76.424 doses, correspondente a um percentual de 94,54%.
Nos demais públicos do grupo prioritário, a cobertura se encontra da seguinte forma: crianças a partir dos seis meses (50.526 doses – 63,71%); gestantes (6.671 doses – 63,05%); puérperas (964 doses – 55,43%); trabalhadores de saúde (30.037 doses – 86,79%) e professores (7.184 doses – 60,16%).
Somando os esforços na campanha de imunização contra a Influenza, a vacinação da população geral também alcançou um bom resultado até o momento, com a aplicação de 108.340 doses do imunizante.
Onde se vacinar contra a Influenza
Para aqueles que ainda não puderam se vacinar contra a Influenza, a Gerência de Imunizações do município informa que a população deve se dirigir a uma das 53 unidades de saúde que estão aplicando a vacina no horário das 8h às 17h.
Últimas notícias
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Mãe de mulher encontrada em cova rasa relata detalhes sobre a morte da filha
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
