IMA autua V2 Ambiental e Casal por emissão de chorume no emissário submarino
O valor da multa, que consta no documento, é de mais de R$ 34 mil
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) autuou a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a V2 Ambiental por emissão de chorume, sem o devido tratamento, no emissário submarino de Maceió. O material é proveniente do aterro da capital.
Após a conclusão da análise do material coletado durante fiscalização no local, IMA emitiu os autos a partir de denúncias que indicavam a infração, que também é investigada também pela Polícia Civil.
O laudo do instituto aponta prática de crime ambiental grave e que colocou em risco a balneabilidade. O valor da multa, que consta no documento, é de R$ 34.670,59 reais.
Confira o posicionamento oficial da Casal sobre o assunto:
"A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que não está praticando nenhum crime ambiental em relação a este caso, pois apenas cumpre uma determinação judicial de setembro de 2020, do Juiz Orlando Rocha Filho, a qual determina que o Emissário Submarino receba o chorume já tratado enviado pelo Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Maceió. A Companhia ressalta ainda que já acionou a Justiça para não receber esse material no Emissário, porém, o pedido da Casal foi negado pelo Poder Judiciário, conforme documentos anexos. Por isso, a Companhia irá recorrer da aplicação da multa, tendo em vista que recebe o chorume por determinação judicial. A Casal ressalta que desde 1° de julho quem é responsável pelo gerenciamento do emissário é a BRK Ambiental."
Já a V2 Ambiental encaminhou a seguinte nota:
A respeito da suposta multa pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), a V2 Ambiental informa que não foi notificada.
A empresa periodicamente solicita a elaboracao de laudos a laboratórios independentes e credenciados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Estes laudos comprovam que os efluentes tratados atendem aos parâmetros previstos na CONAMA 430/2011, e coloca-se à disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários.
A V2 reitera que opera de maneira responsável e em total observância à legislação. Igualmente não compactua com qualquer atividade capaz de produzir danos ao meio ambiente.
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
