IMA autua V2 Ambiental e Casal por emissão de chorume no emissário submarino
O valor da multa, que consta no documento, é de mais de R$ 34 mil

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) autuou a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e a V2 Ambiental por emissão de chorume, sem o devido tratamento, no emissário submarino de Maceió. O material é proveniente do aterro da capital.
Após a conclusão da análise do material coletado durante fiscalização no local, IMA emitiu os autos a partir de denúncias que indicavam a infração, que também é investigada também pela Polícia Civil.
O laudo do instituto aponta prática de crime ambiental grave e que colocou em risco a balneabilidade. O valor da multa, que consta no documento, é de R$ 34.670,59 reais.
Confira o posicionamento oficial da Casal sobre o assunto:
"A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa que não está praticando nenhum crime ambiental em relação a este caso, pois apenas cumpre uma determinação judicial de setembro de 2020, do Juiz Orlando Rocha Filho, a qual determina que o Emissário Submarino receba o chorume já tratado enviado pelo Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Maceió. A Companhia ressalta ainda que já acionou a Justiça para não receber esse material no Emissário, porém, o pedido da Casal foi negado pelo Poder Judiciário, conforme documentos anexos. Por isso, a Companhia irá recorrer da aplicação da multa, tendo em vista que recebe o chorume por determinação judicial. A Casal ressalta que desde 1° de julho quem é responsável pelo gerenciamento do emissário é a BRK Ambiental."
Já a V2 Ambiental encaminhou a seguinte nota:
A respeito da suposta multa pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), a V2 Ambiental informa que não foi notificada.
A empresa periodicamente solicita a elaboracao de laudos a laboratórios independentes e credenciados pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA).
Estes laudos comprovam que os efluentes tratados atendem aos parâmetros previstos na CONAMA 430/2011, e coloca-se à disposição das autoridades competentes para quaisquer esclarecimentos que sejam necessários.
A V2 reitera que opera de maneira responsável e em total observância à legislação. Igualmente não compactua com qualquer atividade capaz de produzir danos ao meio ambiente.
Últimas notícias

Cobertura da coleta domiciliar em Maceió supera médias nacional e regional

Projeto de escola municipal de Maceió concorre a prêmio nacional

PM apreende arma com suspeito de participação em homicídio no Jacintinho

Palmeira dos Índios inaugura nova sede do Programa Bolsa Família no centro da cidade

Caso Pedro completa 30 dias sem solução e Deputado Fabio Costa cobra respostas do governo

Rússia bombardeia várias regiões ucranianas durante a madrugada
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
