Documentário sobre bairros afetados pela Braskem será exibido no dia cinco em Maceió
Lançamento acontecerá na Igreja Batista do Pinheiro
O documentário "A Braskem passou por aqui", do argentino/brasileiro Carlos Pronzato, será lançado no dia 05 de agosto em Maceió. O filme busca dar voz aos moradores dos bairros afetados pela extração da sal-gema.
Em conversa com o 7Segundos, nesta quinta-feira (29), o presidente da Associação dos Empreendedores do Bairro do Pinheiro e Regiões afetadas pela mineração da Braskem, Alexandre Sampaio, contou que a exibição do filme em Maceió acontecerá na Igreja Batista, na rua Miguel Palmeira, no Pinheiro. O filme terá duas sessões: uma às 18h00 e outra às 20h00. Após o lançamento do filme, o link do documentário será disponibilizado no YouTube, para que todos possam assistir.
Alexandre ainda falou sobre a intenção de fazer o pré-lançamento em São Paulo. “O objetivo de a gente ter ido a São Paulo para fazer o pré-lançamento foi romper o cerco imposto pela Braskem, que silencia praticamente todos os veículos de comunicação do estado de Alagoas e não permite que a gente tenha um olhar mais aprofundado sobre o problema”, contou.
Carlos Pronzato também falou com o 7Segundos. O diretor revelou que já vinha assistindo ao caso Braskem desde que fez o documentário sobre Brumadinho, o “Lama o crime vale no Brasil - A tragédia de Brumadinho”, em 2019.
O documentarista ainda contou que já teve várias outras experiências com cinema ambiental, mas que nenhuma se aproxima do que está acontecendo no sentido da destruição das memórias. “A permanência da memória continuará para sempre naqueles cinco bairros, apesar da destruição que a Braskem provocou naqueles locais de forma negligente”, afirmou Pronzato.