Curiosidades

Maceioense que vive em Fortaleza poderá ser a mais jovem astrônoma do mundo

Nicole Oliveira, de 8 anos, a “Nicolinha”, é uma das pessoas mais jovens no mundo a participar de um programa de pesquisa astronômica da Nasa

Por 7Segundos com Olhar Digital 01/08/2021 16h04 - Atualizado em 01/08/2021 16h04
Maceioense que vive em Fortaleza poderá ser a mais jovem astrônoma do mundo
Aos 8 anos de idade, Nicolinha tem se destacado nos estudos sobre astronomia - Foto: Reprodução/redes sociais

Pouca idade e muito conhecimento: Nicole Oliveira, de 8 anos, a “Nicolinha”, tem um currículo que deixa muito marmanjo para trás. Fundadora de um clube de astronomia, dona de um canal no YouTube sobre o assunto, palestrante e uma das pessoas mais jovens no mundo a participar do International Astronomical Search Collaboration (IASC – Programa de Colaboração de Pesquisa Astronômica Internacional, em tradução livre) da Nasa, a garotinha persegue seus sonhos desde muito pequena.

E esses sonhos são muito, muito altos. “Quando eu crescer, quero ser engenheira aeroespacial”, diz a astrônoma amadora mirim, que, muito mais novinha ainda, pedia um presente inusitado. “Eu comecei a gostar de astronomia quando eu tinha dois anos, quando eu pedia uma estrela para minha mãe. Só que ela não entendia, e me dava estrelas de brinquedo”, lembra a criança.

Nicolinha participa de vários eventos sobre astronomia. Foto: reprodução/redes sociais

 Aos quatro anos, Nicolinha propôs aos pais trocar todas as suas festas de aniversário por um telescópio, que só veio três anos depois. Enquanto o objeto dos sonhos não vinha, a doce garotinha não perdeu tempo: aos seis anos, ingressou em um curso de astronomia pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), “junto com os adultos” – como enfatiza a pequena, natural de Maceió, que hoje mora em Fortaleza (CE).

“Hoje, eu sou a sócia mais nova de todos os tempos de uma instituição de astronomia”, diz Nicolinha, orgulhosa.

De fato, não se tem notícia em todo o globo de outro astrônomo amador com tão pouca idade. Na mídia internacional, a menina é até chamada de “astrônoma mais jovem do mundo”. Se o título confere, ainda não se sabe, mas, de acordo com Patrick Miller, diretor do IASC, ela é, “provavelmente, uma das mais jovens (se não a mais jovem) dos participantes do programa”.

O IASC trabalha com 5 mil escolas por ano, em 80 países. “A maioria desses alunos está no ensino médio ou na faculdade”, disse Miller em declaração ao Olhar Digital.

Nicolinha com sua miniatura do asteroide Bennu 101955. Imagem: reprodução/redessociais

Nicolinha encontrou sete asteroides pelo IASC

Nicolinha ingressou no programa Caça-asteroides, uma parceria do IASC-Nasa com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) já na primeira edição no Brasil. Na época, ela não conseguiu formar equipe, sendo então representada pelos pais. “Eu fiquei muito feliz, porque eu queria muito participar”, conta.

Desde então, a menina já encontrou sete asteroides por meio do programa, que poderá batizar quando confirmados pela Nasa. “Suas sete observações ainda não são descobertas oficiais. São as primeiras detecções de asteroides muito tênues. Com o tempo, se essas detecções forem confirmadas por observações adicionais feitas por grandes telescópios de programas de busca de asteroides como o Pan STARRS e o Catalina Sky Survey, elas podem se tornar descobertas que são numeradas pela União Astronômica Internacional (IAU). Esse processo, desde a primeira detecção até o status de descoberta, leva de seis a oito anos. Uma vez numerados os asteroides, seus descobridores podem propor nomes ao IAU”, explica Miller.

Nicolinha com o astronauta e ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Imagem: reprodução/redes sociais

Se isso acontecer, Nicolinha já sabe quem, possivelmente, irá homenagear. “Eu pretendo dar nomes a eles de cientistas brasileiros ou de pessoas da minha família”, diz a astrônoma mirim, que tem como inspirações o astronauta e ministro do MCTI Marcos Pontes e as astrônomas Duília de Mello e Rosaly Lopes.

Rosaly está no Guinness Book of World Records 2006 (edição em inglês) como a pessoa que encontrou o maior número de vulcões ativos do universo (71 deles, em Io, satélite de Júpiter).

Nicolinha tem tudo para seguir os passos desse ídolo e também compor o livro dos recordes, segundo o astrofotógrafo, astrônomo, diretor técnico do Serviço Brasileiro de Observação de Meteoros (Bramon, na sigla em inglês) e colaborador do Olhar Digital, Marcelo Zurita.

“Segundo o Guinness, a pessoa mais jovem a descobrir um asteroide foi o Luigi Sannino, com 18 anos. Ou seja, se as descobertas da Nicolinha forem confirmadas, ela tem tudo para entrar para o Guinnness”, afirma Zurita, que acompanha o trabalho da menina há anos.

“Quando pensamos em uma criança astrônoma, imaginamos logo que seus pais devem ser astrônomos, que envolvem a criança em suas atividades e a levam para os eventos. Mas com a Nicolinha, a história é bem diferente”, lembra Zurita. “Seu interesse pela astronomia é autêntico, parece ter nascido com ela, e seus pais, Zilma e Jean Carlo, é que foram arrastados pela Nicolinha para as atividades e os eventos astronômicos. E ela não se satisfaz apenas em assistir, ela quer, desde já, fazer parte desse mundo e contribuir com a Ciência”.

Nicolinha com os pais ao receber certificado por pesquisa de asteroide. Foto: reprodução/redes sociais

 Conforme enfatiza nosso colaborador, o apoio dos pais é essencial. “Com o fundamental apoio e incentivo de seus pais, Nicole tem sede de aprender cada vez mais, como é comum em todas as crianças, mas com uma força de vontade e uma coragem que, com certeza, irão levá-la ainda mais longe”.

Rotina cheia de compromissos, mas sem atrapalhar a escola


Em 2020, Nicolinha foi convidada a participar de um evento do Asteroid Day, onde palestrou sobre o asteroide Bennu, cuja história a garotinha considera muito interessante. “A partir daí, eu não parei mais. Comecei a dar palestras em canais, escolas, tudo online, por causa da pandemia”.

Nicolinha mostra mais um dos certificados conquistados. Foto: reprodução-redes sociais

 A menina ganhou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica de 2020 e tirou nota máxima na edição de 2021, na sua categoria (nível 1, que vai do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental 1). O quadro de medalhas sai oficialmente nesta sexta-feira (30), e Nicole e sua família estão na torcida por mais um ouro.

“Ela é muito ativa na astronomia no Brasil, hospedando seu próprio clube de astronomia online”, diz Patrick Miller. “Recentemente, ela fez uma apresentação no 1º Seminário Internacional de Astronomia e Astronáutica organizado pelo MCTI”.

Nicolinha organiza o tempo entre os estudos e as brincadeiras. Foto: reprodução/redes sociais

O evento aconteceu em junho de 2021, reunindo mais de 40 palestrantes, entre eles, a pequena Nicole, que divide seu tempo entre essas palestras que eventualmente é convidada a ministrar, os cursos que aplica no Clube Nicolinha e Kids, seus vídeos no canal As Observações de Nicolinha e a escola.

Ah, e como toda criança, Nicolinha não esquece de algo muito importante para sua idade: a hora da diversão. “Como eu estudo pela manhã, as minhas atividades extras são no período da tarde ou da noite. Então, eu consigo conciliar o horário da escola com os astroeventos, palestras, cursos, e, principalmente, com o meu horário de brincar”.