Guia orienta para retorno presencial seguro da Educação Infantil de Maceió
Rodízio de turmas e prioridades foram definidas levando em consideração as realidades de cada escola

Com o iminente retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) preparou um guia para ajudar o corpo técnico e docente das escolas no processo. No caso da Educação Infantil, as especificidades da fase foram levadas em conta, com a definição de prioridades e princípios norteadores para garantir um retorno tranquilo às instituições.
Elaborado pela Coordenação Geral de Educação Infantil (CGEI) da secretaria, o caderno de recomendações traz as normas de segurança estabelecidas pelas autoridades sanitárias.
No Caderno de Orientações, são definidos três grupos prioritários: crianças em vulnerabilidade social (que possuem cadastro em programas como o Bolsa Família), crianças cujos pais sejam trabalhadores da saúde e de outros serviços essenciais e crianças com deficiência. Caso a limitação seja por grupo etário, devem ser priorizadas crianças menores.
Segundo Patrícia Gomes, coordenadora de Educação Infantil da pasta, o retorno às aulas presenciais é de extrema importância para a primeira infância de Maceió. “Acreditamos que a Educação Infantil só se efetiva de modo presencial, e a criança precisa dessas interações. Muitas estão em condição de extrema vulnerabilidade social e a instituição educacional é um apoio à família nesse momento”, pondera.
No entanto, a realidade das escolas deve ser levada em consideração individualmente pelos diretores. “Isso deve ser feito sempre com um olhar sensível para a questão de vulnerabilidade social das famílias e dos próprios profissionais que atuam nas instituições que atendem a Educação Infantil”, detalha Patrícia.
Caso a escola não tenha condições de receber todos os estudantes, a recomendação é priorizar o retorno das turmas da pré-escola, já que se trata de uma fase obrigatória, ao contrário da creche. No rodízio dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as turmas devem ser divididas em grupos de até 60% de seu tamanho original, e alternarão os dias presenciais semanalmente, de forma que todos tenham a mesma carga horária.
Caso as escolas tenham condições de retornar o atendimento de berçário, que abrange crianças a partir dos seis meses, o atendimento deve ser feito em horário parcial, e não integral. A depender do tamanho das turmas, elas também devem ser divididas em grupos, de forma a garantir o distanciamento social nas salas de aula.
O retorno também deve ser priorizado para crianças em situação de vulnerabilidade social, caso não seja possível fazer o rodízio presencial com todas as crianças. “Muitas vezes a creche é uma opção da família, não é algo obrigatório, diferente da pré-escola. A instituição que tem pouco espaço pode restringir o atendimento presencial, tendo, também, este critério de prioridade”, conta a coordenadora.
Patrícia diz também que a Prefeitura mantém um canal de diálogo aberto com as escolas, e que deve realizar várias reuniões com as diretoras e professores para tirar dúvidas. “Continuaremos com uma escuta sensível, eles vão poder dizer quais são suas dificuldades para que possamos dar as orientações necessárias de caso a caso. Estamos trabalhando para garantir que dia 23 esteja tudo alinhado para que as crianças voltem para as escolas”, conclui a coordenadora.
Últimas notícias

Policiais da Oplit são capacitados para uso de drones em ações operacionais

Polícia Civil procura envolvidos em incêndio criminoso no viaduto de Jacarecica

Vereadores cobram melhores serviços da BRK e tentam trazer de volta CEI esquecida

Maragogi é referência em Alagoas com programa “Melhor em Casa”

Grave acidente entre carro em moto é registrado na Avenida Marília Mendonça

Médica alagoana referência em emagrecimento saudável morre aos 43 anos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
