Política

PEC do Voto impresso coloca Alagoas no centro da política nesta semana

Lira terá duas reuniões nesta segunda-feira (09), com o presidente e colégio de líderes

Por 7Segundos com Congresso em Foco 09/08/2021 09h09
PEC do Voto impresso coloca Alagoas no centro da política nesta semana
Congresso Nacional - Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Alagoas estará no centro da política esta semana, com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), com a discussão da PEC 135/19, que propõe a volta do voto impresso, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF).

Lira terá uma reunião no fim da manhã com o presidente e à tarde com o colégio de líderes, no qual pretende marcar a votação em plenário da proposta, que já foi rejeitada na Comissão Especial encarregada de examiná-la. A expectativa é de que a votação ocorra amanhã (10).

O alagoano defendeu a proposta em Alagoas, durante visita do presidente Jair Bolsonaro, e anunciou que a  colocaria em votação na Casa, formando uma comissão especial para isso. 

A PEC do voto impresso determina que, independentemente do meio  empregado para o registro dos votos em eleições, plebiscitos e  referendos, será “obrigatória a expedição de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor”. Na quinta-feira, porém, a proposta foi rejeitada por 23 a 11, ficando o deputado Raul Henry (MDB-PE), novo relator escolhido pela  Comissão Especial, de elaborar um novo parecer contra a proposta, que  foi aprovado por 22 a 11, na sexta-feira.